Cloud computing – otimização de tempo e dinheiro

Muito se tem discutido sobre o conceito da sigla globalizada cloud computing, que tem como principal pilar a utilização de recursos computacionais (servidores, discos, memórias etc.) interligados através da internet. Sendo assim, como as empresas e os usuários finais estão se beneficiando desses recursos? 

[private] Hoje, em um mundo altamente conectado, veloz e competitivo, as empresas e as pessoas buscam sempre eficiência e otimização do tempo, afinal, é sempre o tempo (ou falta deste) que guia as tendências tecnológicas e inovações. As pessoas, através de rede sociais, e as empresas, em portais, buscam sempre estar conectadas, realizando transações on-line (compras, visualização de extratos bancários, pedido de compras, notas fiscais, alugar DVD, ou a compra de ingressos para o cinema de domingo), em qualquer momento, em qualquer horário e em qualquer lugar.

Ao longo dos anos, a existência de um mundo físico que suporta todos os “sites” (servidores, sistemas operacionais, routers, links, discos etc.), que hoje fornecem a conectividade e realizam as transações, foi se adaptando à velocidade e às necessidade dos usuários. Porém, este mundo on-line/real-time em todos os lugares obrigou as empresas a desenvolverem estruturas mais flexíveis, adaptáveis, seguras e personalizadas. Otimizando o relacionamento entre recursos físicos e as necessidades virtuais dos usuários, o que resulta em uma fusão imperceptível do real com o lógico. A Accesstage, seguindo esse modelo e entendendo as mudanças de comportamento, passou a fornecer todos os recursos computacionais através da Internet. Tendo como requisito o acesso à rede web internet (nuvem), disponibiliza em qualquer lugar o acesso a sistemas complexos financeiros, mercantis, logísticos, automobilísticos e de conteúdo, criando desktops virtuais e convergindo toda a tecnologia até então mencionada.

Desta forma hoje temos uma revolução no relacionamento entre usuários finais e os seus fornecedores de tecnologia – software e hardware. Isso se deve à parceria e à facilidade no fornecimento e na compra de produtos e serviços, onde tudo passa a ser acessível via web. Assim, usuários e empresas, em qualquer segmento de atuação, podem ter acesso à nuvem (www) de recursos através de dispositivos móveis, computadores, televisão veículos etc. Essa nova forma de transferência de dados permite reduzir o tempo e o custo em atividades operacionais, e traz mais qualidade de vida e otimização do tempo. A utilização de cloud computing permite que usuários e empresas realizem atividades inovadoras e criativas, simplificando as relações. [/private]

 

* Texto escrito por Pedro Henrique Chagas Arruda, Gerente de Projetos da Accesstage. Tecnólogo em Processamento de Dados e Pós Graduado em Analise de Sistemas responsável pela Infra-estrutura Accesstage desde de 2002.

Share This Post

Post Comment