ECM e ergonomia

Um dos objetivos do ECM – Enterprise Content Management – é facilitar o acesso à informação não estruturada, incluindo aí a documentação em mídias analógicas. Ou seja, a ideia é que o profissional tenha acesso aos seus documentos na sua estação de trabalho, sem necessitar mais aquelas idas ao arquivo para buscar e devolver a pasta. Da mesma forma, deixa de existir a necessidade da fotocópia. Aqueles profissionais que passavam o dia “voando” pela empresa com as desculpas “vou ao arquivo” ou “vou ao xerox”, agora terão de justificar incontinência urinária ou algo equivalente para continuar com a sua milhagem... 

[private] Nos últimos meses tenho, tido a oportunidade de discutir ergonomia e TI com a doutora Marilena Wanderley, durante as minhas sessões de fisioterapia. Expondo a nova realidade do mundo “sem papel”, ela tece uma série de recomendações e alertas para as empresas: “Para os usuários de postos computadorizados, existem muitos fatores etiogênicos de dores/desconfortos que acometem a coluna e os membros superiores, mas dois deles se destacam pela alta incidência no dia a dia das empresas: o posicionamento incorreto do corpo enquanto sentado e as posturas estáticas. O fator “posicionamento incorreto do corpo” na posição sentado relaciona-se tanto com o usuário (trabalhador) como com as condições do ambiente de trabalho (iluminação, temperatura, ruído, vibração), mobiliário (mesa e cadeira principalmente) e equipamentos/ acessórios (monitor de vídeo, mouse, teclado, telefone etc). Sentar-se corretamente é um hábito simples de se adquirir e que muito contribui para prevenir acometimentos do tipo DORT (Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).

A lombalgia (lesão ou distúrbio na coluna lombar) é a maior causa de afastamento do trabalho no mundo inteiro, afastando seis vezes mais que acometimentos de punho e mão. Segundo dados da Previdência Social, a do tipo fadiga é a mais freqüente, porém a menos grave, afastando o trabalhador em média de dois a três dias. Portanto, alguns quesitos devem ser observados para que não tenhamos lombalgia: pés apoiados no chão ou em algum apoio para evitar que fiquem “balançando” no ar, tronco apoiado no encosto da cadeira em ângulo de 100 a 110 graus de inclinação para trás e abdome próximo à mesa/bancada; mouse e teclado ao alcance das mãos em ângulo de 90 a 100 graus de flexão de cotovelo; o centro do monitor de vídeo deve ficar a 30 graus abaixo da linha dos olhos (a altura final do monitor deve ser paralela ao topo da cabeça).

O outro fator etiogênico de sobrecarga é a postura estática, que vem a ser a sustentação das estruturas do corpo pelos grupos musculares, causando-lhes fadiga pelo prejuízo no fluxo de sangue e consequente aparecimento de dor/desconforto nas regiões alvo de tensão: pescoço, dorso, lombar, ombros e punhos. Ou seja, quanto menos o corpo se movimentar, mais ácido láctico vai produzir e mais desconfortos o indivíduo vai ter.

Em linhas gerais, interromper o trabalho a cada duas horas por dez minutos é muito bem-vindo. Se houver muita exigência cognitiva (mental) ou se a digitação for muito intensa, uma pausa de cinco minutos a cada hora é o suficiente para evitar a fadiga precoce. O ideal é aproveitar essas pausas para fazer algum alongamento nas regiões alvo de tensão (citadas acima) e mobilizar as estruturas que ficam paradas durante o trabalho.

Recomenda-se não utilizar o computador durante as pausas (por ex. acessar sites ou e-mails particulares) para evitar a fadiga visual, que vem a ser outro fator de sobrecarga para os usuários de computador. A sugestão é olhar alguma paisagem ou ambiente a mais de 6 metros de distância a fim de mudar o foco e distensionar os músculos ciliares dos olhos. Piscar repetidas vezes é uma medida preventiva que melhora a lubrificação do globo ocular, principalmente em ambientes climatizados onde a umidade do ar é reduzida.

É importante lembrar que o custo de se corrigir um posto de trabalho de alta exigência ergonômica, ou seja, que provoca algum tipo de lesão ou distúrbio em seu usuário é nove vezes mais caro que conceber um com todos os requisitos de conforto aos trabalhadores. Em termos financeiros, a cada dólar investido têm-se um retorno de 3 a 5 dólares em termos de minimização de absenteísmo e ganhos de produtividade. Outro motivo importante? Porque é o certo de se fazer em uma organização socialmente responsável! [/private]

 

* Texto escrito por Walter W. Koch, diretor da ImageWare. Consultor internacional em Gestão Documental e TI. Professor dos cursos de pós-gradução da Fesp e Unip. Implementou alguns dos maiores projetos do País. Ministra cursos em diversos países da Europa, África e Oriente Médio. Autor do livro Electronic Document Management - Concepts and Technologies publicado em Dubai em 2001.Responsável pelo Treinamento da AIIM no Brasil.

Share This Post

Post Comment