Maturidade e Vanguarda

André Matos, diretor-executivo da Lumis

[private] Na sua opinião o mercado brasileiro tem maturidade para introduzir nos seus processos de negóciso as soluções de  WCM?
A internet ainda é relativamente recente e certamente as empresas ainda não estão plenamente maduras. Por outro lado, também já vencemos muitas etapas e a maioria das organizações já percebe que gerenciar bem a informação é elemento de competitividade.

Afinal, é inquestionável que a gama de informações na web vai crescer cada vez mais rapidamente, a taxas exponenciais. Sem uma plataforma de gestão, ser eficaz na guarda, recuperação e disseminação se torna uma tarefa árdua, ineficaz e, sobretudo, custosa. De qualquer forma, todo novo mercado demanda uma certa dose de evangelização e de tempo para se consolidar. Casos de sucesso passam a despontar e ajudam a indicar o caminho. E acreditamos também que os fornecedores, como nós, da Lumis, precisam cumprir um papel educativo.

Como o senhor vê as perspectivas deste mercado num âmbito maior como a América Latina?
Parece-me inexorável que este mercado vá crescer continuamente - e os próprios institutos de pesquisa, como IDC e Gartner atestam isso. Por outro lado, é sempre arriscado tecer comentários sobre a América Latina como um todo. E, além das questões próprias da economia de cada país, ainda temos um impacto evidente relacionado à facilidade de acesso à internet. Isso também influencia o grau de “cultura web”, essencial para uma correta compreensão da importância do WCM. Se olharmos a evolução do número de pessoas incluídas digitalmente, por exemplo, veremos que o Chile foi o primeiro país da AL a ter mais de 31% da população com acesso à internet, o que se deu em 2007. Hoje, Brasil, Uruguai e Colômbia já atingiram esse patamar. E há outros países com altos índices, próximos a esse, como é o caso de Argentina, Equador e Guiana.

Quais são os planos da companhia para ampliar seu market share?
A Lumis tem sido, desde a sua fundação, uma empresa que está sempre inovando com seus produtos. Tanto assim que fomos selecionados pela Finep para projetos de P&D nas áreas de TV Digital, mobilidade e vídeo on-line, várias novidades surgirão a partir desse trabalho.

Além disso, vamos intensificar a comunicação com o mercado, mostrando os diferenciais que fazem a Lumis ser escolhida por empresas como Coca-Cola, Banco Safra, Fundação Roberto Marinho e tantas outras organizações de porte. A médio prazo, também estamos estudando a ampliação na nossa atuação, avançando para o mercado internacional. E também estamos analisando a possibilidade de uma oferta no modelo SaaS (software como serviço).

A Lumis tem como clientes importantes nomes de vários segmentos do mercado. Como isso ajuda a impulsionar e ampliar sua atuação no mercado nacional?
Qualquer empresa gostaria de ter um portfólio como o da Lumis, que inclui ainda Petrobras, Souza Cruz, Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar e Grupo Abril, entre outros. Isso significa uma enorme responsabilidade, principalmente quando lembramos que competimos sempre com marcas e produtos mundialmente conhecidos, como IBM (com seu produto, WebSphere), Microsoft (Sharepoint), Oracle (Oracle Portal) e Sap (Sap Portal). O fato de sermos escolhidos em concorrências com eles não só é motivo de satisfação como também representa a comprovação maior de qualidade e inovação do Lumis Portal. Isso também acontece porque a Lumis é uma empresa diferenciada e focada, que se orgulha em mostrar a capacidade dos profissionais brasileiros em oferecer uma alternativa genuinamente nacional, mesmo em um cenário tão competitivo. Certamente, o aval dos nossos clientes, ao longo dos nossos nove anos de vida, é o nosso maior patrimônio para ampliar ainda mais nossa participação de mercado. [/private]

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