Melhorando processos

[private] Qual a expectativa de crescimento para o mercado de ECM  na sua opinião para 2010?
Apesar de ser um ano de eleição, os negócios no segmento de ECM devem seguir a tendência de crescimento observada no ano de 2009, pois ainda há muito a fazer no Brasil. Começamos a arrancada forte pelo setor público no ano passado, este ano esperamos que as empresas do setor privado intensifiquem os investimentos nesta área para atender às regulamentações de mercado ou mesmo por inovação, trazendo mais agilidade operacional, visando atender um número crescente de clientes, reduzir despesas e melhorar seus processos.

Carlos Cunha, Diretor Geral da EMC Brasil

Como o senhor vê a maturidade dos  mercados latino-americano e brasileiro para produtos de ECM, na área de content management, comparativamente à perspectiva global?
O Brasil passou a entender o alcance das soluções modernas de ECM e os negócios vêm sendo impulsionados pelo governo, principalmente pelas áreas da Justiça e da Saúde, que estão entre os que hoje passaram a adotar sistemas de ECM. Mas sem dúvida outros segmentos de governo, como Legislativo e Executivo, tem uma série de demandas que podem ser atendidas por sistemas de ECM. O segmento privado vem também investindo - bancos, seguradoras e manufatura  - lideram as compras.

Existe um certo compasso entre os maiores países da América Latina, mas sem dúvida lideram aqui oBrasil e o México como países que mais investem nesse tipo de solução.

A empresa está investindo novos portfólios de produtos para ECM, visando ampliar seu marketshare?
Sim, temos lançamentos previstos para este ano, na área de arquivamento, para ajudar as empresas a estarem em conformidade com as emergentes legislações de retenção de informações, ou mesmo reter a informação para fins de auditoria interna. Este semestre, por exemplo, estamos lançando mais um produto da família SourceOne que hoje já permite realizar arquivamento de e-mails, e agora passará a contar com a funcionalidade de arquivamento do SharePoint e, logo mais, do File Server.

Também recentemente lançamos a versão 3 do Documentum release 6.5 e, estamos preparando o lançamento da release 7.0 para breve. Além disso, estamos também anunciando uma extensão de nossos serviços de WCM com tecnologia da Fatwire. Com isto passamos a oferecer no mercado uma solução completa de Web Content Management/Web Experience Management (WCM/WEM), ou seja, oferecemos ao mercado o que há de mais recente nessa tecnologia, para a construção e gestão de portais. Milhares de clientes, como Ford e Wall Mart, nos Estados Unidos, e IG aqui no Brasil, já se beneficiam dessa tecnologia.

Como o senhor analisa hoje o mercado nacional para produtos ECM com tantas ofertas diferentes?
O mercado de ECM já foi muito mais polarizado. Hoje, depois de muitas aquisições e fusões, podemos observar que chegamos em 2010 com um menor número de players. Empresas como EMC, IBM e Oracle detêm grande parte do mercado, porém outras como Open Text e Microsoft ainda têm sua presença marcada.

Hoje, o mercado espera por uma solução que vá além do GED, por isso nominadas de ECM. O cliente não espera somente capturar, indexar, armazenar e pesquisar. As soluções precisam poder integrar-se às aplicações legadas, ERPs (SAP); as soluções precisam prover mecanismos rápidos para implementação com foco em melhoria de processos dos clientes; as soluções devem agregar valor ao processo produtivo dos clientes, estar presentes nos processos de decisão das companhias, permitindo unir processo de negócio, pessoas, fluxos e aplicações legadas –  monitorando em tempo real, por meio de um “dashboard”, tudo o que se passa com os processos produtivos da empresa. [/private]

Share This Post

Post Comment