*Por Flavia Pollo Nassif
O desafio de armazenar e processar grandes volumes de dados já foi superado pelo mercado e as tecnologias de BI e Big Data que apoiam os negócios digitais já existem há mais de cinco anos. Mas o que não foi superado é o desafio de monetizar o investimento realizado na aquisição dessas tecnologias, como conquistar o tão desejado ROI. Mas como ter uma nova visão de mercado com tanto incêndio para apagar nas áreas de negócio? Como enxergar o mercado de forma diferente, de forma digital?
A visão deve ser do negócio para a tecnologia. Essa é uma disruptura importante nas capacidades e na liderança das empresas, e para isso é fundamental o apoio de profissionais com expertise de TI e visão de negócio que venham resolver essas lacunas.
Vejo o mercado executando projetos de transformação digital como iniciativas isoladas, sem qualquer alinhamento com um roteiro mais amplo ou com uma estratégia de negócio definida. E a falta de uma estratégia é um dos maiores obstáculos para a transformação digital, que pode desacelerar um projeto ou comprometê-lo por completo.
É nesse momento que uma empresa com visão estratégica, de negócio e com o respaldo da tecnologia entrega visões e resultados benéficos que resultam no alcance do ROI dentro do negócio digital. As ferramentas tecnológicas já adquiridas passam a gerar resultados financeiros dentro da empresa e um olhar que vai do negócio para a tecnologia faz os investimentos valerem à pena. Essa visão digital business é fundamental para a monetização das ferramentas de TI e para o melhor aproveitamento dos investimentos feitos em BI e Big Data.
*Por Flavia Pollo Nassif é diretora comercial da Triad Systems. Formada em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Flavia Nassif tem MBA de Gestão Empresarial em Telecomunicações pela Fundação Getúlio Vargas.