Como o Low-Code pode proteger sua empresa da recessão

Como o Low-Code pode proteger sua empresa da recessão

O mercado, com uma inflação persistentemente alta e o aumento das taxas de juros, deve levar as economias de todo o mundo a uma leve recessão em 2023, com a Europa e os EUA liderando o grupo. Neste cenário de crescimento mínimo do PIB projetado, as tecnologias modernas, como o low-code, podem desempenhar um papel fundamental para minimizar o impacto da desaceleração econômica.

Uma pesquisa recente do Gartner mostrou que as principais preocupações e prioridades dos CEOs mudaram radicalmente para 2023-24, se voltando para a resiliência e retenção de talentos. Além disso, a análise prevê que os orçamentos mundiais de TI aumentarão 2,4% a partir de 2022 -- uma prova do papel fundamental do setor ao fornecer ideias e insights relacionados à tecnologia que podem ajudar os negócios a enfrentar esse momento turbulento.

Na verdade, a situação econômica pode impulsionar as organizações na direção das principais iniciativas digitais e de redução de custos em toda a empresa. E aí que entram as plataformas de low-code, tecnologia-chave que pode ajudá-las a enfrentar os desafios de uma recessão.

Com isso, a Outsystems, líder mundial no desenvolvimento de aplicações de alto desempenho, listou algumas maneiras de se manter competitivo nesse cenário:

1. Invista em iniciativas digitais ousadas para uma jornada de transformação digital em evolução

A crise do COVID-19 nos mostrou que a tecnologia e uma estratégia digital perene são a chave para prosperar mesmo nos tempos mais turbulentos.

As plataformas de low-code de alta performance fornecem às organizações a agilidade de que precisam para mudar para novas soluções e assim responder às mudanças do mercado mais rapidamente, seja na criação de aplicações envolventes para aumentar sua eficiência e retenção.

Isso é possível devido a vários motivos, como recursos de programação visual que abstraem o código complexo por trás das soluções de software; a reutilização de código que permite que as equipes de desenvolvimento aproveitem componentes em seu portfólio de aplicativos e, assim, evitem iniciar cada projeto do zero.

Além disso, a capacidade de apresentar em um curto espaço de tempo um protótipo funcional permite que as empresas forneçam feedbacks e as equipes de desenvolvimento ajustem a solução quase que em tempo real.

2. Atualize e retenha seu talento existente

De acordo com o IDC, a escassez de talentos em tecnologia deve chegar a 20% até 2025. Em vez de aumentar seu pool de talentos -- o que pode ter um custo proibitivo -- o foco deve ser fazer mais com sua equipe existente, aumentando a produtividade dos desenvolvedores de TI.

A plataforma de low-code da Outsystems foi especialmente projetada para reduzir a complexidade de desenvolvimento desnecessária e acelerar o que mais importa, permitindo que as organizações maximizem a produtividade de suas equipes existentes.

Além disso, a natureza visual do low-code permite o envolvimento das partes interessadas no processo de desenvolvimento — não como desenvolvedores em si, mas como participantes ativos que trazem seu conhecimento para o processo.

3. Concentre-se em uma melhor experiência do desenvolvedor

Apesar de uma recessão iminente, a necessidade das empresas em criar softwares diferenciados e exclusivos, capazes de oferecer experiências que encantem clientes e funcionários provavelmente não diminuirá. Devido a essa demanda, o esgotamento do desenvolvedor é um problema.

Ajudar seus desenvolvedores a se sentirem mais produtivos e motivados é a chave para manter seu melhor desempenho e assim criar uma cultura na qual os desenvolvedores desejam permanecer e evoluir.

De acordo com recente Relatório de envolvimento do desenvolvedor da Outsystems, os desenvolvedores que usam low-code geralmente são mais felizes e produtivos do que aqueles que não usam. Por que eles se sentem assim?

O desenvolvimento em low-code reduz significativamente o tempo gasto em tarefas manuais comuns, o que significa que os desenvolvedores podem se concentrar na inovação dos negócios, dando a eles um maior senso de realização e melhores oportunidades de crescimento no trabalho.

E como uma plataforma de alta performance acelera o desenvolvimento de software até 10 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais, os desenvolvedores são mais produtivos e podem atender à altas demandas, evitando o esgotamento.

4. Invista em uma plataforma com rápido retorno do investimento (ROI)

Em tempos de recessão, um ROI rápido é uma métrica crucial para avaliar o sucesso da estratégia digital de uma organização. Ao procurar por uma plataforma de low-code, é importante ter em mente que uma plataforma de alta performance pode ajudar a automatizar processos e fluxos de trabalho mais facilmente, permitindo que sua empresa reduza a dependência de processos manuais. Isso pode ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência durante um período mais difícil.

Em resumo, o low-code pode ajudar a proteger sua empresa da recessão fornecendo uma abordagem de desenvolvimento de software ágil e econômica, auxiliando equipes a criar aplicativos rapidamente, automatizar processos e inovar.

Share This Post

Post Comment