NA-AT Technologies disponibiliza gratuitamente plataforma de participação cidadã digital ao governo federal brasileiro

NA-AT Technologies disponibiliza gratuitamente plataforma de participação cidadã digital ao governo federal brasileiro

NA-AT Technologies, empresa mexicana especializada em biometria, soluções digitais e segurança, acaba de anunciar o interesse em disponibilizar gratuitamente sua plataforma de participação cidadã digital ao governo federal brasileiro. A iniciativa, liderada pelo CEO da companhia, Carlos Chavarría, visa beneficiar a participação igualitária de todos os brasileiros, onde quer que estejam, direcionando a consulta cidadã para uma decisão coletiva, inclusiva e transparente. A solução FAD® Participação Cidadã permitirá ao cidadão manifestar sua vontade à distância, em votação popular e escrutínio com total liberdade, segurança, validade jurídica e, de forma totalmente gratuita.

De acordo com Chavarría, o intuito é unir-se aos esforços atuais em exercícios democráticos, por meio do uso da tecnologia biométrica remota, como eleições, consultas cidadãs, plebiscitos ou cassações de mandato, com as quais a redução de custos com logística de instalação de urnas eletrônicas e pessoal envolvido poderia ser reduzida em até 99%, além de aumentar a segurança no processo.

“A participação dos cidadãos é de extrema importância para que possam expressar sua vontade sem o risco de coação, assédio ou compra de votos, práticas que, com a tecnologia adequada, devem ser erradicadas em todos os níveis de governo, se você quiser ser percebido como um país democrático”, diz Chavarría.

O executivo coloca no centro do debate social nacional a questão da seleção adequada das tecnologias que devem estar envolvidas, não apenas na votação eletrônica, mas também na validação remota de identidade, acessível de qualquer dispositivo e garantindo sigilo com cadeados digitais que impedem o compartilhamento da decisão do voto com outras pessoas, já que os cidadãos poderiam dar seu apoio de qualquer smartphone ou PC, inclusive com um link de whatsapp.

“Com a devida seleção, integração e implementação de tecnologia biométrica remota, o voto pode ser feito, sem estar fisicamente no local de votação e sem o risco de que alguém possa utilizar a sua identificação ou dados pessoais para fins maliciosos”, ressalta Chavarria. “Por isso, disponibilizamos ao governo federal brasileiro, a plataforma FAD® Participação Cidadã de forma totalmente gratuita, para que os cidadãos possam manifestar sua vontade de votar por meio de um dispositivo móvel, de casa ou de onde quiserem”, complementa o executivo.

A plataforma, já comprovada no setor financeiro há mais de cinco anos, integra elementos que vão desde a validação do registro geral (RG) ou  Carteira nacional de Habilitação (CNH), prova de vida 3D, vídeo de aceitação do acordo e constância de conservação com tecnologia de segurança blockchain, o que permite atribuir a identidade da pessoa, garante a segurança dos dados e evita que o documento seja alterado ao longo do tempo, mitigando o risco de fraudes por roubo de identidade.

Veja como funciona aqui.

Share This Post

Post Comment