A edição 2012 do estudo “IDC Latin America Printing Outsourcing” sobre o mercado de terceirização de impressão realizado pela IDC aponta mais uma vez, no ranking de fabricantes, a Lexmark como líder de mercado no Brasil em volume de páginas impressas, com 43% de participação, e também na América Latina, com 28%. No ano passado, esse setor registrou faturamento de US$ 885 milhões e mais de 33,2 bilhões de páginas impressas no mercado latino-americano.
A empresa, que tem entre seus clientes os maiores varejistas e bancos do mundo, oferece soluções customizadas que visam auxiliar as empresas a imprimir menos por meio da gestão eficiente de documentos impressos e digitais.
Segundo a pesquisa da IDC, entre os fabricantes de equipamentos de impressão, a Lexmark foi a companhia que mais ganhou market share nos últimos anos nesse segmento. Desde que o levantamento começou a ser feito, em 2006, a empresa ampliou em 23% sua participação e, em 2012, esse aumento foi de 1,3% em relação ao ano anterior. Na América Latina, seu market share vem crescendo de forma gradual, tendo passado de 16%, em 2006, para 28%, em 2012.
“O portfólio que dispomos atualmente nos permite oferecer aos clientes soluções criativas e segmentadas, e assim continuar crescendo no mercado de MPS”, afirma Carlos Eduardo Bretos, vice-presidente e gerente-geral da empresa para a América Latina.
Os serviços gerenciados de impressão oferecidos pela Lexmark se baseiam na definição de uma estratégia de alinhamento do mix de dispositivos de impressão e digitalização de acordo com o negócio de cada empresa, de forma a garantir maior eficiência e produtividade.
Aliado a isso está o gerenciamento do uso dos equipamentos no dia a dia, por meio de monitoramento, serviço de suporte proativo e gestão de configuração que, além de aumentar a disponibilidade das máquinas, identifica desperdícios e impressões desnecessárias, reduzindo assim o volume de impressões.
“Todos os nossos processos são automatizados e contemplam também a parte de governança”, comenta Alexandre Cardoso, gerente de produtos da Lexmark, ao destacar que a empresa dispõe ainda de soluções de workflow e backoffice, bem como mobility solutions, cloud services e o global services portal, no qual o cliente pode acompanhar o desempenho de seu parque de impressão.
”O mercado de impressão passou por fortes transformações ao longo dos ultimos anos. Os serviços de impressão se tornaram uma prática bastante eficiente neste mercado. O modelo de aquisição de produtos de impressão evoluiu, e atualmente as empresas que contam com este tipo de serviço podem contar com ferramentas extremamente avançadas de gerenciamento, muitas vezes com controle em tempo real da disponibilidade dos equipamentos bem como dos custos gerados”, comenta Luciano Crippa, gerente de pesquisas da IDC para a América Latina.