Relatório IBM aponta progresso em relação às ameaças de segurança

A IBM anunciou os resultados de seu Relatório de Riscos e Tendências X-Force 2011, no qual aponta aperfeiçoamentos em diversas áreas de segurança na internet, como no código de exploração e spam. O estudo mostra que, diante dos investimentos das organizações em segurança, os hackers estão sendo obrigados a repensar suas táticas e adotar como alvo lacunas mais específicas de TI e tecnologias emergentes como redes sociais e dispositivos móveis.

O relatório se baseia em informações coletadas por equipes do setor de segurança da IBM, por meio do levantamento de resultados de divulgação pública sobre vulnerabilidades, com envolvimento de mais de 4 mil clientes, além do monitoramento e análise de uma média de 13 bilhões de eventos diários em 2011.

Como ponto positivo, a pesquisa revelou um decréscimo de 50% em e-mails de spam, comparado com 2010. Em relação à vulnerabilidade na segurança dos softwares, apenas 36% estiveram descobertos no último ano, o que representa queda de 7% na comparação com o ano anterior.

“Em 2011 tivemos avanços muito positivos na luta contra esses ataques, por meio das iniciativas do setor de TI para aprimorar a qualidade do software. Em resposta, os hackers continuam evoluindo suas técnicas para encontrar novas entradas para os sistemas das organizações. Enquanto os ‘cybercriminosos’ lucrarem com esses crimes, as empresas precisam se preocupar em priorizar e combater seus pontos vulneráveis”, afirma Felipe Penaranda, líder de segurança da IBM América Latina.

 

Share This Post

Post Comment