A Motorola Mobility anuncia a nomeação de Rick Osterloh ao cargo de presidente e COO da companhia. O executivo irá se reportar à diretoria operacional da Motorola no Google até a aquisição da Lenovo ser finalizada.
"Nós estamos muito entusiasmados com a nomeação de Rick Osterloh para a liderança da Motorola Mobility. Rick tem um forte histórico de sucesso e desenvolvimento de ideias inovadoras para os clientes. Por esse motivo, nós estamos confiantes em sua capacidade para gerenciar não apenas uma transição suave da Motorola do Google para a Lenovo, mas também para manter o crescimento dos negócios", afirma Liu Jun, vice-presidente executivo de Mobile Business da Lenovo.
Rick Osterloh tem um histórico de longa data com a Motorola. Sete anos atrás o executivo gerenciou as equipes de produto e engenharia no período em que a empresa começou a dar os primeiros passos com Android. Nos últimos dois anos, de volta à Motorola, Osterloh é responsável por liderar todo o processo de gerenciamento de produto e pela definição da estratégia de crescimento da empresa.
No dia 30 de janeiro, a Lenovo fechou um acordo para a aquisição da unidade de smartphones da Motorola, que garantirá a empresa um fortalecimento significante de sua posição no mercado de dispositivos móveis.
Além disso, o acordo vai ampliar a presença de mercado da Lenovo na América do Norte e na América Latina, assim como desenvolverá uma base na Europa Ocidental, onde a Motorola já tem negócios consolidados.
O acordo inclui a marca Motorola e o portfólio da Motorola Mobility de smartphones inovadores como o Moto X e o Moto G e a série DROIDTM Ultra. Além dos produtos atuais, a Lenovo irá obter o futuro roadmap de produtos da Motorola Mobility.
A transação foi negociada por US$ 2,91 bilhões (sujeito a ajustes) e está sujeita a aprovação dos requerimentos regulatórios, condições normais de fechamento e quaisquer outras aprovações necessárias.