*Por Isabela Iori
Em dezembro de 2014, a sul-coreana Samsung, especializada em inovação tecnológica, comprou a brasileira Simpress,
focada em gestão de documentos e outsourcing de impressão. A companhia brasileira influente no meio de impressão destacou-se entre tantas outras por conta de seus serviços e foi “a escolhida” para tornar-se uma subsidiária Samsung.
Agora, a transnacional sul-coreana declara suas intenções em agregar as habilidades da empresa subsidiária Simpress para expandir suas atividades e soluções em impressão e também criar vínculos cada vez mais forte no mercado B2B (business to business). As empresas estudam a possibilidade de internacionalizar os negócios da brasileira.
“A Simpress foi uma companhia independente durante 14 anos, porém percebemos que era preciso tomar uma posição de fabricante para manter a empresa competitividade no mercado. Quando a Samsung se interessou em olhar para nós, acreditamos que seria muito melhor estar ligado diretamente a uma companhia internacional”, diz Vittorio Danesi, Diretor da Simpress.
Danesi acredita que a tecnologia sofisticada da Samsung tem competência e know-how indispensáveis para o desenvolvimento de hardware de impressão.
Segundo o Vice-Presidente Sênior de vendas e marketing para impressões da Samsung, David SW Song, a Simpress é a parceira ideal para a empresa explorar novos mercados. “O foco maior são nas soluções, melhorar as nossas habilidades, suprindo as necessidades do cliente e aumentando a força do relacionamento que temos estabelecido ao longo dos anos”.
Em um ano de crise econômica, a organização quebrou um recorde no faturamento no mês de março. O número foi mantido em sigilo. “O IDC mais uma vez anunciou que somos líderes em MPS (Managed Print Services), apresentamos o maior número de Market Share em todas as categorias”, relata o executivo.
Após a aquisição da Simpress, a empresa cumpriu estratégias agressivas em vendas para expandir os negócios. A solução para vencer o ano difícil foi investir em novos planejamentos e atualizar parcerias.
“Estabelecemos no começo do ano passado uma estratégia que chamamos de “Estratégia Bicicleta”, que tinha o objetivo de capturar e conquistar novos clientes que permitissem compensar a queda no volume de negócios na carteira de clientes da companhia. Fizemos um trabalho muito agressivo em 2015 que está nos gerando um resultado positivo agora, em 2016”, conta Danesi.
O Diretor afirma que buscaram por novos fornecedores e cortaram aqueles que não estavam correspondendo as expectativas relacionadas ao serviço. “É um mercado maduro, então em momentos de crise, procuramos por fornecedores novos para a companhia”.
Seguindo adiante
Com a Simpress tornando-se uma subsidiária da Samsung, os planos de expansão para o mercado B2B prometem um novo paradigma para o BPO de documentos.
“Temos planos futuros com investimentos globais, são mais de 20 mil empresas pelo mundo, estamos caminhando para seguir ainda mais com este mercado. Nossa intenção é melhorar o fluxo de trabalho dos clientes, diminuir custos e agregar valores”, diz Song.
O Vice-Presidente afirma que o diferencial da companhia está na “visão de um mundo novo e no investimento em conectividade móvel, hardware, soluções próprias e tecnologia em nuvem”.
Com a aquisição, a empresa expandiu seu portfólio com novos produtos que integram a impressão com smartphones e tablets, em lugares remotos e com total segurança de dados.
Quando indagado sobre as expectativas relacionadas ao futuro da impressão, Song finaliza dizendo que “a impressão móvel faz parte do futuro”.