6 dicas para se proteger de ataques cibernéticos

6 dicas para se proteger de ataques cibernéticos

Segundo um levantamento feito pela Intel 471, 34 “espécimes” de diferentes ransomware foram detectadas nos últimos três meses de 2021, com 722 ataques cibernéticos registrados. Mais recentemente o mesmo grupo que atacou o Ministério da Saúde, também fez de vítima o Mercado Livre, que teve os dados de 300 mil usuários em diversos países expostos, e também a Samsung, vazando 190 GB de dados confidenciais da companhia.

Com o aumento dos ataques e dos riscos que as companhias e usuários correm, nada mais justo do que as empresas começarem a levar mais a sério os investimentos em cibersegurança. Aqui no Brasil, de acordo com o estudo “Digital Trust Insights 2022” da consultoria PwC, 83% das empresas brasileiras preveem um aumento nos gastos com cibersegurança este ano. No mundo, este percentual é de 69%.

Por isso, a Bravo GRC, empresa de tecnologia e consultoria especializada em Governança, Riscos, Compliance e ESG, preparou 6 ações estratégicas para proteger empresas de ataques cibernéticos. Confira:

1. Desenvolva um Programa de Segurança da Informação

Tendo como centro a área de TI, o programa deve contar com políticas internas e externas para uso de dados, sigilo de documentos, utilização de dispositivos com diferentes níveis de permissionamento, diretrizes para o comportamento de colaboradores ao utilizar sistemas e dispositivos da organização, entre outras normas que englobem toda a cadeia produtiva.

2. Invista em plataformas tecnológicas que protejam os dados e simulem ataques cibernéticos

Essas plataformas ajudam a mapear as falhas e proteger portas de entrada dos invasores de maneira mais rápida e efetiva, melhorando em escala a prevenção aos ataques, possibilitando planos de ação para mitigar possíveis ataques e sequestros de dados. Além disso, verifique com atenção as rotinas de backup automático, medidas de prevenção à perda de dados, firewall, proteção de privacidade e outras funcionalidades.

3. Previna-se contra o vazamento de dados

Processos bem estruturados relacionados à gestão de riscos e incidentes, aliados ao desenvolvimento seguro e monitoramento contínuo dos dados, são fatores-chave de sucesso na segurança cibernética. Atente-se para vulnerabilidades em códigos de sistemas, APIs sem a devida proteção e servidores Cloud mal implementados.

4. Prepare-se para ataques que sequestram dados (Ransomware)

Esse tipo de ataque é realizado de maneira automatizada, de forma a acessar os sistemas da organização por meio de falhas de segurança e então encriptar os dados encontrados. O correto gerenciamento e governança de dados e conteúdos sensíveis da organização (Data Governance), como logins e senhas de acesso a sistemas, aliado a sistemas operacionais atualizados e equipe treinada para evitar abertura de e-mails suspeitos (Pishing), são fatores de sucesso no processo contínuo da organização em evitar ataques Ransomware. Não se esqueça da redundância de sistemas, que promove a disponibilidade de dados e informações para situações de ataque hacker, garantindo a continuidade das operações.

5. Forneça treinamentos periódicos para os colaboradores

A coordenação entre melhores ferramentas e softwares, processos consistentes e colaboradores bem treinados para agir em momentos de estresse é fundamental para o sucesso da organização frente aos desafios cibernéticos. Nos treinamentos, além de capacitar sobre como agir durante e após um ataque cibernético, é essencial abordar métodos e táticas de prevenção.

6. Dissemine a cultura de gestão de riscos e continuidade dos negócios

Treinamentos constantes, diretrizes e políticas bem estabelecidas, abertura a questionamentos e novos modelos de trabalho são alguns dos fatores que reforçam a cultura de gestão de riscos e a continuidade dos negócios em uma organização. Questões como falhas internas, falta de orientação e negligências podem ser minimizadas.

Share This Post

Post Comment