*Por Isabela Iori
Aconteceu no dia 12 de abril, em São Paulo, o MDM Summit, evento realizado pela Informatica, empresa independente de soluções Master Data Management (MDM). O encontro reuniu um time de especialistas do setor para discutir sobre o assunto.
“O objetivo do evento é levar esse conhecimento tanto a clientes como prospects, tratando como o Master Data Management pode ajudar empresas a entender e tirar melhor proveito dos dados gerados e coletados nas mais diversas fontes. A programação discutiu aplicações práticas, a importância de dados confiáveis na tomada de decisões, como incrementar resultados com esses dados confiáveis e a relevância do MDM em empresas centradas no cliente, entre váios outros assuntos”, Ron Matusof, vice-presidente de MDM da Informatica
A programação de um dia discutiu as aplicações práticas, a importância de dados na tomada de decisões, a segurança, confiabilidade e relevância do MDM. As apresentações contaram com especialistas nacionais e internacionais que prestaram consultoria aos participantes do evento.
O líder de MDM da Informatica na América Latina, Francisco Casella, acredita que todos os segmentos empresariais podem utilizar o Master Data Management, porém, alguns setores priorizam pelas ferramentas de dados mestres.
“Indústrias financeiras (Bancos e Seguradoras), Telecomunicações e o Setor Público têm uma priorização, uma maior consciência da necessidade da utilização desse tipo de ferramenta. Mas, no geral, todas possuem iniciativas – em grau de maturidade maior ou menor”, afirma Casella.
Segundo o diretor-sênior de produtos de MDM da Informatica, Ian Stahl, os resultados obtidos com o uso dos dados mestres são responsáveis por estreitar as relações com os usuários, proporcionando uma experiência única.
“O MDM proporciona essa visão contextualizada: Como ele interage? No momento que ele realiza uma interação essa ferramenta é capaz de captar, não importa a fonte, e fazer com que todos os canais possam ter a mesma visualização”, exemplifica o diretor.
Para a diretora-sênior de soluções de MDM da Informatica, Jakki Grieger, o mercado brasileiro tem respondido de forma positiva as ferramentas de MDM registrando números crescentes na procura por sua implantação.
“Ao contrário do que muitos podem pensar, o mercado brasileiro está alcançando o amadurecimento e tem respondido de forma muito intensa às ferramentas e iniciativas de MDM. A Informatica, tanto no Brasil como na América Latina, tem registrado um crescimento muito grande de interesse na sua adoção, tanto que hoje temos nove clientes no Brasil e 15 na América Latina, todos eles em diferentes estágios de utilização. Somos o fornecedor que mais tem referências tem na América Latina e temos uma expectativa de crescimento exponencial principalmente nas verticais acima. Isso acontece pois as companhias veem cada vez mais que centrar sua ações no cliente é uma saída segura para otimizar processos e ter acesso a mais experiências com os diversos canais de interação (SAC, PDVs, Mídias Sociais, por exemplo)”, conta Grieger.