A grande próxima inovação do Open Finance: iniciador de pagamentos

A grande próxima inovação do Open Finance: iniciador de pagamentos

Piscamos e já entramos no segundo trimestre de 2022. E como sempre, junto a um novo ciclo, temos a chegada de novidades. Para começar, estamos prestes a ter uma grande mudança na jornada dos consumidores com o iniciador de pagamento, função da 3ª fase do Open Finance. Agora, será possível iniciar uma transação financeira de qualquer instituição participante direta do sistema de pagamentos brasileiro.

Para Marcelo Bentivoglio, economista e sócio estrategista da QI Tech, empresa de tecnologia com licença bancária e primeira Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco Central do Brasil, isso significa melhora na experiência de pagamento e liberação de operações de crédito online, já que enquanto o cliente está navegando em um aplicativo ou página web, ele vai poder solicitar uma transação financeira do seu banco sem deixar a página em que está acessando.

“Por exemplo, imagine que você esteja comprando um produto em um e-commerce. Atualmente, ao finalizar a sua compra escolhendo a opção Pix, você precisa copiar o código, deixar o aplicativo do e-commerce, ir até o app do seu banco, fazer o login, entrar na área de pagamento, colar o código, pagar, sair do aplicativo e voltar para o página do e-commerce. Com o iniciador de pagamentos, ao finalizar sua compra escolhendo a opção Pix, você escolherá qual o seu banco e já irá conseguir fazer o login para aprovar o pagamento, sem precisar deixar o ambiente virtual do e-commerce", explica Marcelo.

Essa nova experiência permite que o cliente complete a transação muito mais rápido e com mais facilidade, evitando erros e diminuindo as chances de desistir da compra. Além disso, a novidade também possibilita que aplicativos criem soluções inovadoras e tecnológicas.

Ademais, será possível consolidar saldos de uma maneira muito mais simples. De forma que se o cliente precisa fazer um pagamento de R$ 200,00, mas não possuir o saldo todo em apenas uma conta, ele poderá agregar saldos de diferentes contas até o montante de duzentos reais.

Marcelo reforça que existirá ainda a possibilidade de criar experiências de crédito utilizando o mesmo mecanismo, como o “Buy-now, Pay-later”, modalidade que permite a compra parcelada sem a necessidade de um cartão de crédito, uma vez que a tecnologia de inicialização de pagamento pode ser utilizada para verificação, validação cadastral e pagamento da 1ª parcela à vista.

Por fim, o executivo pontua que é importante lembrar que no último dia 1, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central anunciou uma greve por tempo indeterminado. Com isso, serviços como o Pix, que ainda não foram classificados como essenciais, podem sofrer impactos.

“É importante ficar atento se esse movimento é isolado ou se tende a repetir. Existem outras preocupações como uma potencial greve da Comissão de Valores Mobiliários. Por isso, é essencial que tenhamos uma resolução efetiva e que os órgãos reguladores possam desempenhar as suas atividades com máxima efetividade. Afinal, a inovação e competição no setor financeiro são impulsionadas com o apoio dos reguladores", finaliza Bentivoglio.

Share This Post

Post Comment