Em momentos de crise é preciso se reinventar, ainda mais quando tratamos de experiência do consumidor nas redes sociais. As maiores (e melhores) operações de Social do Brasil já estão na nova era do relacionamento, tratando o social como business, responsável por atrais mais vendas e aumentar satisfação. A Sprinklr, mais completa empresa de social software do mundo, conversou com líderes de mercado como Spotify, Airbnb, Bradesco, Sky, Peixe Urbano e Twitter para entender o que estão fazendo para se sobressair nessa área e as informações que descobriu, compilou no paper Como o social está transformando as empresas brasileiras, que já disponível para download.
Veja alguns dos casos de sucesso das principais operações de digital do Brasil, que procuram inspirar ações de relacionamento profundas entre grandes companhias e seus consumidores.
Casos de Sucesso
Durante grandes acontecimentos do mundo do entretenimento, que abarcam públicos de diversas idades e preferências, é comum as redes sociais fervilharem de menções sobre aquele assunto. O Rock In Rio 2015 é um exemplo disso, ao ter em torno de 2 milhões de menções em redes sociais durante as duas semanas em que ocorreu, segundo estudo realizado com a ferramenta do Scup.
A Sky Brasil é um exemplo de empresa que utilizou uma estratégia completa para unir ações online e offline e, assim, conseguir excelentes resultados para inspirar outras empresas em suas ações para o Rock In Rio 2015. A empresa teve um crescimento de 10% da base de fãs e seguidores em apenas um mês e 10 mil fotos e vídeo feitos pelo público usando a hashtag #SKYrocks. “Um evento deste tamanho apresenta muitas possibilidades para as marcas e permite que elas se apropriem de diferentes territórios”, diz Douglas Costa, Gerente de Marketing Digital da Sky Brasil.
A Coca-Cola é outra companhia que soube aproveitar um acontecimento de ordem mundial para se sobressair com sua presença nas mídias sociais. Realizou ações de real time marketing com uma equipe alocada para produzir conteúdo específico. O urso polar, símbolo da marca, narrava suas aventuras por um país tropical nas redes sociais.
Este tipo de ação é tão importante, que empresas como o Airbnb, maior comunidade de hospedagem alternativa do mundo, já estão colocando em prática as atividades de social media para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, justamente para atingir quem procura antecipadamente hospedagem na cidade que sediará o evento. “Durante os jogos de 2016, trabalharemos com conteúdo de oportunidade, educacional e, principalmente, conteúdo direcionado para quem está vivendo a experiência - como dicas ultra locais, de segurança”, diz Samuel Soares, Gerente de Marketing da Airbnb.
Essa publicação, lançada hoje para o mercado, revela detalhes sobre os desafios que os profissionais de marketing enfrentam atualmente e para onde o mercado se encaminha. “Estamos em contato direto com as principais operações de social do Brasil e do mundo e presenciamos de forma clara o amadurecimento das estratégias digitais, passando do Social pelo Social para o Social Business, com objetivos totalmente atrelados às metas das companhias. É essa transformação que estamos discutindo nesse paper”, explica Gustavo Zaiantchick, VP Sales & Services da Sprinklr LATAM.