Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e de manufatura aditiva, lança, hoje, a inovadora e disruptiva impressora 3D –Stratasys J750. Esta nova solução rompe barreiras tecnológicas, possibilitando que os clientes possam, pela primeira vez, misturar e combinar diferentes materiais e cores sem precedentes para obter em uma única impressão peças realistas, sem pós-processamento. Esta característica, juntamente com a grande versatilidade do sistema, faz com que a Stratasys J750 seja a solução de impressão 3D ideal para designers de produto, engenheiros e fabricantes, bem como para bureaus de serviços.
Impressão de tênis 3D: Este protótipo detalhado e realista de calçado esportivo foi produzido em full collor, superfícies lisas e solado imitando borracha em uma única operação de impressão na impressora Stratasys J750 3D. (Foto: Business Wire)
"Nós usamos impressoras 3D durante anos, mas nada chegou perto de revolucionar nosso processo de design e criação de forma como a Stratasys J750", disse Brycen Smith, supervisor técnico de engenharia para OtterBox. "A Stratasys nos permite inovar nas formas de uma maneira que nunca pensei ser possível e nos dá a capacidade de criar protótipos de produtos muito realistas, o que reduzir o tempo necessário para levar os produtos ao mercado. A Stratasys J750 é um divisor de águas tanto para OtterBox como para a indústria de impressão de 3D", reforça Smith.
Impressão 3D realista permite a criação de protótipos muito próximos dos produtos finais, com custo-benefício sem precedentes.
A Stratasys J750, é uma edição premier da ObjetConnex, que também é multicolor e multimateriais, que permite aos clientes escolher entre mais de 360.000 tons de cores diferentes, além de uma múltiplas variedade de materiais – dos rígidos aos flexíveis, opacos a transparentes. Seu uso pode incluir uma vasta gama de cores, materiais e propriedades em uma mesma peça, acelerando a produção de modelos, protótipos e peças realistas para praticamente qualquer necessidade de aplicação, garantindo incomparável versatilidade de impressão 3D para produzir ferramentas, moldes, peças e acessórios e muito mais.
Esta nova solução torna praticamente instantânea a tomada de decisão, simplificando a forma como os produtos são projetados, avaliados e lançados no mercado. É um verdadeiro marco na indústria, pois propicia aumento de produtividade e melhora de modo considerável o Custo Total de Propriedade (CTO), eliminando muitos processos tradicionais complexos, desperdícios de tempo e de recursos para criar protótipos com grande correspondência aos produtos finais. Com isso, designers e engenheiros podem experimentar fisicamente protótipos realistas de produtos, logo após o desenvolvimento de um conceito inicial para o projeto imediato e validação de função com outros departamentos ou clientes internos e usuários finais. Desta forma, a definição do design pode ser feita instantaneamente e com plena confiança no resultado final.
“Atualmente, a cadeia de suprimentos já considera as oportunidades de transformação que podem ser realizadas por meio de recursos de impressão 3D, pois com elas é possível gerar novas oportunidades de negócios para projetar e testar, de forma mais rápida, produtos que estão em desenvolvimento, bem como para realmente produzir produtos comerciais e industriais. Além disso, estes recursos também estão permitindo inovar por meio da produção de novos projetos que não poderiam ser feitos com tecnologias de fabricação tradicionais, melhorando o desempenho e oferecendo alta qualidade nas peças, destacam Michael Shanler, ciretor de Pesquisa, e Pete Basiliere, vice-presidente de pesquisa para geração de imagens e serviços de impressão, do Gartner.
Ampliar produtividade e rendimento com o novo PolyJet Studio e capacidade de trabalhar de forma simultânea com seis materiais diferentes.
O realismo da impressão one-stop da J750 é possível devido a um fluxo de trabalho simplificado viabilizado pelo novo PolyJet Estúdio™. A nova interface intuitiva do software possibilita que os usuários escolham de modo simples os materiais, bem como otimizem e gerenciem melhor as filas de impressão. A atribuição de cores, transparências e rigidez é facilitada por meio de controles de design familiares. As texturas da cores, por sua vez, podem ser carregadas de maneira intacta por intermédio de arquivos VRML importados das ferramentas do CAD.
A Stratasys J750 também minimiza o tempo de inatividade gerado pela necessidade de trocas de materiais, pois tem capacidade de trabalhar com seis materiais ao mesmo tempo, o que permite manter as resinas mais utilizadas carregadas e prontas para impressão. As cabeças de impressão da nova solução são “state-of-the-art”, podendo ser utilizados plásticos de produção simulados, como Digital ABS”, que são impressos em 3D na metade do tempo de outros sistemas de PolyJet Stratasys. Outro diferencial é que, como modelos 3D são impressos e entregues completos (cores cheias, texturas de cores e múltiplos materiais), não se perde tempo na pintura e montagem.
"Com a introdução da Stratasys J750, estamos aproveitando mais de 25 anos de experiência para definir um novo marco histórico em impressão 3D - reafirmando nosso compromisso de manter os clientes sempre na vanguarda da inovação", disse Josh Claman, diretor de negócios, Stratasys.
"Com seu realismo one-stop, a Stratasys J750 representa uma virada de jogo. Por meio da combinação de cores com vários materiais e um fluxo de trabalho simplificado, que renova o impacto da impressão 3D no ciclo de desenvolvimento do produto, as tomadas de decisões sobre o design podem ser feitas imediatamente após a fase de concepção. O tempo economizado eliminando processos de pintura e montagem pode levar a prazos de entrega mais rápidos. Além disso, é um sistema multipropósito que também pode imprimir ferramentas de produção, moldes, material didático e outros modelos, com uma grande versatilidade", adiciona Claman.
Seu escopo completo e versátil cobre todas as aplicações
Entre as muitas organizações e empresas que podem se beneficiar da Stratasys J750 estão indústrias de bens de consumo, de educação (universidades), saúde (dispositivos médicos, hospitais, escolas médicas), efeitos especiais e de design, assim como bureaus de serviços e instituições de pesquisa, que já podem encomendar a nova solução. O prazo de entrega varia conforme a região.
A Stratasys J750 está sendo apresentada para demonstração esta semana na AMUG 2016.