4 maneiras como a automação pode auxiliar a segurança digital

Durante os últimos anos, foi observado um grande aumento em ciberataques no mundo. Apenas no Brasil, a consultoria Check Point registrou um crescimento de 77% nos ciberataques a redes corporativas em 2021, quando comparado com o ano anterior. O sequestro de dados, também conhecido como ransomware, se intensificou no país com mais de 33 milhões tentativas em 2021. Diante desse cenário, as empresas devem reforçar a sua segurança digital para evitar contratempos e vazamento de informações.

Hoje, mais do que nunca, organizações precisam se preocupar em adotar medidas de segurança. Diversos tipos de ataques foram aperfeiçoados e, para combatê-los, a modernização das respostas com tecnologia pode ser uma solução.

Uma das melhores formas de se defender contra ameaças cibernéticas é a partir da adoção e implementação de automação de segurança. De acordo com um estudo do Instituto Ponemon, há uma diferença significativa de 84% entre o custo de uma violação para organizações que implantaram automação de segurança (US$ 2,9 milhões) e aquelas que não a têm (US$ 6,7 milhões).

Operações de segurança automatizadas são capazes de priorizar e responder rapidamente às ameaças, além da inteligência artificial (IA) ajudar a otimizar os esforços de segurança, identificando e realizando uma triagem rapidamente, liberando os colaboradores para se concentrarem em tarefas mais complexas.

A seguir, confira quatro formas pelas quais a automação pode melhorar a segurança, segundo a ServiceNow:

1. Minimizar o risco e o tempo de inatividade
No mercado altamente competitivo atual, o tempo de inatividade pode resultar na perda de clientes. A automação pode aumentar a resiliência do negócio contra ataques para sustentar o tempo de atividade.

No webinar de resposta a incidentes de segurança automatizado, Karl Klaessig, diretor de marketing de produtos para Operações de Segurança da ServiceNow, e Chris Derton, gerente de engenharia de vendas da empresa de segurança de dados Rubrik, discutem maneiras de simplificar o gerenciamento de máquinas virtuais com um único mecanismo de política de nível de serviço (SLA). 

2. Fortalecer a superfície de ataque
A transformação digital e a computação em nuvem expandiram muito a superfície de ataque, colocando as organizações em maior risco de ameaças cibernéticas. Proteger essa superfície de ataque requer priorização inteligente e comunicação aberta.

Você pode encontrar mais informações sobre esse tópico no webinar “Usando a automação para fortalecer sua superfície de ataque em expansão”, no qual especialistas da ServiceNow compartilham táticas práticas para possibilitar um trabalho mais inteligente e sem sobrecarga.

3. Vulnerabilidades de spotlights
Cibercriminosos possuem muita dedicação para causar estragos nas organizações. Para evitar ataques, os profissionais de TI devem pensar da maneira como eles pensam. Com o webinar de automação de segurança e insights contraditórios, é possível aprender como a automação pode ajudar na resposta rápida a novas ameaças e entender como os criminosos operam.

4. Habilitando o monitoramento contínuo
A estrutura de gerenciamento de riscos (RMF) não deve ser rígida ou estritamente focada. Para a melhor postura de segurança, o gerenciamento integrado de riscos e autorização e monitoramento contínuo é essencial. O webinar de automação de transformação RMF traz insights interessantes sobre o tema.

Para saber mais, acesse servicenow.com.br 

Share This Post

Post Comment