Samsung anuncia parceria com a Poli-USP

Com o objetivo de aproximar cada vez mais o mundo corporativo das iniciativas acadêmicas, a Samsung anuncia uma parceria empresas-de-tecnologiacom a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Na ocasião, ambas inauguram um centro de treinamento e capacitação tecnológica voltado à criação de projetos para fomentar o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de soluções móveis.

Concebido por meio de um convênio com o programa Parceiros da Poli, o novo laboratório, batizado de Ocean USP, conta com equipamentos de ponta e está instalado em uma área de 300 m² do Departamento de Engenharia de Produção da Poli.

No Ocean USP, serão desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa, e também de extensão, com cursos de difusão, com destaque a um dedicado à Internet das Coisas (Internet of Things - IoT). No novo curso, os alunos poderão aprender desde o desenvolvimento do hardware de um dispositivo - como um smartphone, por exemplo - até a expansão e a múltipla conexão, que transformam os dispositivos em essenciais para a vida das pessoas.

 

A grade de capacitação tecnológica será bem ampla, sob o formato de cursos livres e intensivos, além de outras formações relacionadas às práticas de negócios, como planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing, empreendedorismo, entre outras, em parceria com o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

 

"Na Samsung, acreditamos que é muito importante estarmos próximos do crescente ecossistema de empreendedores e desenvolvedores de conteúdo - público habitual em importantes universidades, como a USP. Estes jovens são muito engajados na busca de recursos inovadores para solucionar temas de suas comunidades. Não por acaso, o Ocean em dois anos de funcionamento - com unidades em Manaus e São Paulo (anteriormente, situada na Avenida Faria Lima) - já capacitou cerca de 25 mil pessoas", comenta Gabriel Farias, diretor de Inovação da Samsung América Latina.

 

Um salto à frente

 

Para a academia, o Ocean USP terá uma grande importância, pois possibilitará à Universidade se aprofundar nas pesquisas sobre tecnologias relacionadas à indústria 4.0. Considerada a nova revolução industrial, a indústria 4.0 integra a manufatura com o estado da arte da tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos de forma inteligente.

 

"O novo laboratório permitirá agregar tecnologias inovadoras com os métodos de Engenharia de Produção, impulsionando pesquisas e ações práticas em manufatura avançada", afirma Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e um dos coordenadores do laboratório Ocean USP. "A parceria também irá fomentar o ensino de graduação e de pós-graduação a fim de preparar nossos alunos para resolver problemas complexos da sociedade e liderar as próximas inovações tecnológicas", acrescenta.

 

"Queremos que o Ocean USP seja uma plataforma para agregar competências, pessoas e projetos em parceria com outras entidades, estando sempre aberto à comunidade. Nosso propósito é impulsionar o desenvolvimento de projetos, além das atividades de ensino e pesquisa já em andamento na USP", ressalta Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina. "A Internet das Coisas tem um futuro promissor no Brasil, principalmente dentro de ambientes universitários", destaca.

Share This Post

Post Comment