Soluções Tecnológicas da Intelbras reduzem em 60% a criminalidade nas ruas de Marau/RS

A tecnologia em prol da segurança e do bem-estar da sociedade. É assim que pode ser compreendido o programa Olho Vivo 17cb83f03575 (1)Marau, projeto de monitoramento urbano idealizado pela prefeitura local em parceria com as entidades privadas (Associação de Comerciantes) e com o apoio da Intelbras, companhia desenvolvedora de equipamentos e soluções tecnológicas de Segurança Eletrônica, Telecom e Redes. Com a ação, o município, de aproximadamente 40 mil habitantes, localizado ao norte do estado do Rio Grande do Sul, teve uma redução de 60% nos índices de criminalidade, graças a instalação de câmeras de monitoramento Intelbras, o que trouxe uma nova rotina à cidade.
As câmeras fornecidas pela companhia são de última geração e possuem alta tecnologia.Além de prevenir atos de violência, a expectativa é que o Olho Vivo Marau proporcione mais agilidade na investigação de crimes, uma vez que também disponibilizará uma sala de vídeo-monitoramento com acompanhamento 24 horas e online.
Na primeira fase do programa foram instaladas nos principais acessos da cidade 44 câmeras, sendo 24 móveis, 12 fixas e outras quatro que ficam dispostas nas salas de monitoramento. Na segunda foram adicionadas 40 câmeras speed domes IP Full HD de longo alcance, 12 câmeras bullet IP Full HD, além de 6 câmeras para leitura de placas.
Devido à tecnologia embarcada nos equipamentos, as câmeras dispõem, por exemplo, de recursos como leitura de placas, que ajudam, inclusive, na identificação de motoristas infratores. Uma caminhonete S-10 cabine dupla com equipamentos móveis também faz parte do sistema, tudo em benefício da segurança pública da cidade.
O projeto Olho Vivo Marau surgiu por iniciativa da Comunidade. Ao todo, o programa prevê a instalação de mais de 100 câmeras, sendo que uma equipe de profissionais faz o monitoramento em tempo real e em alta resolução. A escolha pelos produtos Intelbras ocorreu graças ao apoio que a fábrica deu ao desenvolvimento da ação, além de a companhia ser um fabricante nacional, com atendimento e pós-venda de qualidade e com assistência técnica em todo Brasil.
Todos os pontos de instalação em Marau foram definidos por meio de um estudo feito junto à área de Segurança Pública do Município, sendo que o sistema possibilita que a Brigada Militar possa se deslocar com agilidade para o local dos fatos, em casos de ocorrência.

As novas câmeras contribuem de forma significativa com os trabalhos da Secretaria de Segurança Pública de Marau, auxiliando o município na solução de eventos que apresentem significativos riscos à população. Um dos principais diferenciais é a agilidade que vem sendo proporcionada pelo programa, uma vez que tem ajudado todas as esferas institucionais do município.
Para Antonio Oneda, presidente da Associação Comercial de Marau e membro do grupo gestor do Olho Vivo Marau, “a implementação do projeto trouxe muitos benefícios à cidade. Além de suprir uma importante lacuna, no que diz respeito à segurança, auxiliando não só a polícia, bem como todos os cidadãos, que agora contam com segurança constante, o programa permitiu uma maior integração entre os poderes responsáveis (Brigada Militar e Policia Civil), proporcionando muito mais tranquilidade”, comenta.
“A Intelbras não mediu esforços para nos proporcionar a solução técnica que o momento e o município exigiam. Como gestor da equipe que colaborou com o Olho Vivo Marau posso dizer que isso foi especialmente importante e que o programa deu realmente certo. O mais admirável, contudo, é que o programa foi construído por pessoas de bem e com vontade de servir à sua comunidade, pessoas revestidas de desprendimento, comprometimento e dedicação colaborativa, que contaram com total confiança e que tiveram o apoio dos poderes constituídos. É por tudo isso que o projeto se tornou tão relevante, e do tamanho de Marau”, conclui.


Alta qualidade de imagens para a cidade

A Intelbras forneceu nesta fase inicial 26 câmeras IP modelo speed dome com longo alcance. Com resolução Full HD (1920 x 1080), para possibilitar uma melhor visualização dos ambientes, estes equipamentos contam com função WDR (garante imagens nítidas mesmo em ambientes com alto contraste de iluminação), índice de proteção IP66 (permite a instalação em ambientes externos e internos) e zoom óptico de 20 vezes.


Áudio bidirecional em benefício da segurança

Outro modelo implantado em Marau foi a câmera bullet fixa IP de resolução full HD, o que garante qualidade de imagem e riqueza de detalhes. O grande diferencial deste equipamento é que ele possui áudio bidirecional, permitindo conexão a alto-falantes externos, o que possibilita que usuários remotos não apenas vejam visitantes ou intrusos, mas também ouçam e transmitam informações. Dessa forma, o sistema permite que a câmera avise sempre que um intruso invadir o espaço monitorado.


Solução tecnológica

A tecnologia possibilita que as imagens de todas as entradas da cidade e de muitos outros locais onde foram instaladas as câmeras cheguem à central de monitoramento. No caso dos veículos, junto à fotografia, o sistema acessa o histórico de infrações e sua situação legal. As imagens ficam armazenadas durante 30 dias e, após este prazo, o sistema sobrepõe as gravações. Todas as câmeras são manuseadas por policiais.

 

Conclusão: redução de 60% no índice de criminalidade
Com a instalação das câmeras, questões importantes como as de segurança, que começavam a preocupar as autoridades locais e a tirar a tranquilidade dos marauenses, passaram a ser combatidas de forma mais enfática e assídua. Graças à implementação do sistema e à tecnologia fornecida pela Intelbras, que possibilitou uma imensa transformação na infraestrutura digital do município, Marau conseguiu alcançar uma redução 60% nos índices de criminalidade, fato que trouxe um imenso benefício e que está, definitivamente, auxiliando as autoridades locais.

 

Share This Post

Post Comment