SoftwareOne lança produtos digitais para suportar lacuna das áreas de negócio das empresas

SoftwareOne lança produtos digitais para suportar lacuna das áreas de negócio das empresas

Em um movimento estratégico que consolida sua evolução como parceira de negócios digitais, a SoftwareOne acaba de anunciar a nomeação de Eronides Junior como novo Chief Revenue Officer (CRO) no Brasil. A chegada do executivo à posição marca o início de uma nova fase da companhia no país, com a criação de um portfólio robusto de produtos digitais que visa responder às demandas crescentes das áreas de negócio por produtividade, inovação e governança tecnológica. Com a reestruturação, a SoftwareOne estima que, já no primeiro ano, os produtos digitais representem 25% das vendas de serviços, que hoje respondem por 75% de toda a operação da empresa no Brasil. 

De acordo com o Country Manager da SoftwareOne Brasil, Otavio Argenton, a companhia vem estruturando seu portfólio de produtos a partir de uma observação atenta do protagonismo das áreas de negócio no uso da tecnologia, tendo em vista o advento da Inteligência Artificial.  

“Essa observância nos mostrou que estamos diante de um novo perfil de cliente, muito mais conectado aos desafios do negócio do que à tecnologia em si. Desta maneira, passamos a nos posicionar como uma consultoria capaz de entender os reais problemas enfrentados pelas empresas, para então, propor soluções digitais sob medida e alinhadas às estratégias de crescimento e desenvolvimento dos negócios”, afirma o executivo. 

A transformação da SoftwareOne: da TI para o core business

O anúncio não é um movimento isolado, mas parte de uma trajetória iniciada há mais de dois anos. A empresa, que começou sua operação no Brasil com revenda de licenciamento, passou pela implementação e posterior gestão da tecnologia, e agora, reposiciona-se para suportar as necessidades das áreas de negócios, consolidando sua preocupação genuína em ser o maior parceiro estratégico das empresas em seu processo de evolução digital. 

A guinada é impulsionada por tendências como Inteligência Artificial Generativa, a adoção de modelos Data Driven e a busca por eficiência e escalabilidade. Segundo a recente pesquisa “Cabeça do Dono”, realizada pelo Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas, 60% dos líderes de pequenas e médias empresas pretendem expandir seus negócios em 2025. No entanto, 18% ainda enfrentam desafios na gestão financeira e 20% sofrem com a falta de inovação. 

“Esse recorte de mercado endossa essa grande lacuna das áreas de negócio das empresas atualmente: a necessidade de inovação. Por isso, a consultoria da SoftwareOne chega em um momento estratégico, para garantir que essas empresas não a façam apenas com o intuito de se manterem competitivas no mercado, mas com uma infraestrutura robusta, que sustente a operação a longo prazo”, salienta Argenton. 

O executivo explica que a partir de uma análise cautelosa e próxima dos diretores de áreas estratégicas das empresas, é possível propor diminuição de custo, melhoria de performance, aumento de produtividade, modernizações estratégicas de sistemas legados, e até mesmo melhorias de governança de dados. “Tudo isso com base no portfólio de produtos digitais estruturado pela SoftwareOne”, diz. 

Portfólio digital alinhado aos objetivos do mercado

A nova linha de produtos da SoftwareOne, que foi desenhada para impactar diretamente a operação das empresas, já conta com uma sólida base de soluções, capazes de atender as principais dores do mercado de forma customizada, escalável e orientada a resultados. 

Os Serviços de IA Generativa, por exemplo, são soluções personalizadas, entregues de acordo com a necessidade do cliente. Capazes de conectar os serviços de mensagem à linguagem natural, LLM, eles permitem interações de bots com os usuários de maneira espontânea, graças à capacidade de consulta em uma base de dados estruturada. 

“Um exemplo é o chat do RH, já implementado na própria SoftwareOne, que tem como objetivo oferecer suporte 24x7 e em tempo real ao funcionário, tirando dúvidas rotineiras para que o time do setor possa se dedicar a atividades mais estratégicas. A mesma lógica se aplica a todas as áreas da empresa, como compras, operações de TI, Service Desk, entre outras”, explica Argenton. 

Segurança como motor de produtividade

Solução de segurança voltada à produtividade, o Security Productivity foi desenvolvido para testar as capacidades de segurança do ambiente, entregando recomendações de mitigação e melhoria contínua. Por meio de um assessment, o software avalia pilares críticos de segurança: gestão dos dispositivos, risco de conformidade, proteção de identidade e a segurança dos dados.  

Já o Assessment de Segurança de Dados foi desenvolvido para gestão de dados. A solução identifica e mitiga riscos de segurança e compliance, como vazamento de dados, informações expostas e acessos indevidos. “Diferentemente da solução anterior, voltada a todo o ambiente, esta é centrada nos dados. Graças à uma análise profunda, conseguimos apoiar as organizações em sua estratégia Data Driven, cuja informação é o centro da tomada de decisão”, explica Argenton. 

Governança como prioridade

Consultoria contínua e personalizada com metodologia própria da SoftwareOne, o Managed Cloud Advisor (MCA) analisa a escalabilidade, eficiência de custos e disponibilidade da nuvem das empresas. Assim, é possível identificar melhorias e fazer recomendações técnicas, que suportam todas as etapas do projeto, tornando-se um trabalho recorrente. 

“O checklist realizado rotineiramente via essa consultoria de serviços gerenciados garante não apenas a segurança do ambiente e os ajustes de performance, com base nas atualizações tecnológicas do mercado, como também um uso estratégico de seus recursos, de maneira que o cliente pague apenas pelo que está consumindo, o que vai ao encontro da necessidade de redução de custo, observada no mercado”, reforça o executivo. 

Suporte à evolução tecnológica

Para os clientes que estão em busca de uma migração de dados assertiva, o DB Freedom é a solução que preza pela economia, segurança, eficiência. O objetivo é avaliar todo o ambiente para desenvolver um plano robusto de migração para a nuvem.  

Não menos importante, preocupados com o encerramento do suporte SAP ECC previsto para dezembro de 2027, a SoftwareOne lança também o RISE with SAP,solução com IA que viabiliza e acelera a migração para o S/4HANA RISE, simplificando o processo de adoção e garantindo que o investimento seja distribuído de forma inteligente ao longo do tempo, preservando a saúde financeira do negócio. 

“Mais do que uma simples atualização tecnológica, essa jornada é estratégica. Além de atender ao prazo crítico do suporte ao SAP ECC, ela prepara as organizações para garantir conformidade e competitividade no longo prazo”, pondera.

Imagem: Divulgação.

Share This Post

Post Comment