Red Hat é líder em Enterprise Linux

A Red Hat comemora sua primeira década de liderança no software empresarial Linux. Este é bom momento para analisar os números coletados pelas principais empresas de pesquisa de mercado por trás da história de sucesso. Em primeiro lugar está o crescimento do código aberto e do Linux, nos últimos 20 anos.  Durante a década de 1990, o Linux cresceu rapidamente como um sistema operacional gratuito e inovador utilizado em ambientes acadêmico, HPC, pesquisa, infraestrutura de rede e ambientes amadores.  Não havia um produto formal e um ecossistema de suporte.

No início de 2002 a Red Hat lançou a versão de foco empresarial do Linux, com o objetivo de oferecer uma plataforma estável e com suporte para os desenvolvedores de aplicativos, fornecedores de hardware e clientes. Ao abordar o risco associado ao uso do código aberto em constante mudança e fornecer suporte para o software, a empresa permitiu que os clientes implantassem o Linux em ambientes críticos de negócios. O impacto sobre o Unix e outros sistemas operacionais foi significativo.

Dez anos depois, a empresa de pesquisa da indústria, IDC, publicou resultados de pesquisas justificando como a indústria de sistema operacional desenvolvera e afirmando que o IDC vê Linux e Microsoft Windows, como as duas principais plataformas consagradas, tanto agora como no futuro. Esse quadro de crescimento de código aberto abrange a indústria de software, incluindo áreas como navegadores e servidores (como Firefox e Apache) e servidores de aplicativos.

 

Share This Post

Post Comment