A Intel Security divulga o relatório Blue Skies Ahead? The state of cloud adoption (Céu azul? O estado da adoção da nuvem), um estudo global que revela a necessidade de os fornecedores de tecnologia auxiliarem empresas, governos e consumidores a entenderem a adoção cada vez maior da nuvem e as etapas necessárias para protegê-la. A maioria (77%) dos participantes observou que suas organizações confiam na computação em nuvem mais do que confiavam há um ano, porém apenas 13% confiam completamente nos fornecedores de nuvem pública para proteger dados confidenciais. Essas descobertas destacam que uma confiança maior e a segurança são fatores essenciais para encorajar a adoção contínua da nuvem.
“Esta é uma nova era para os fornecedores de nuvem. Estamos no ponto principal do investimento e da adoção, expandindo rapidamente à medida que cresce a confiança na computação em nuvem e nos fornecedores de nuvem”, disse Raj Samani, Diretor de Tecnologia da Intel Security. “À medida que entramos em uma fase de adoção abrangente da computação em nuvem para oferecer suporte a aplicativos e serviços essenciais, a questão da confiança na nuvem se torna indispensável. Esse fator da confiança será essencial para tornar realidade os benefícios que a computação em nuvem podem verdadeiramente oferecer.”
A nuvem já tem um impacto forte no dia a dia das pessoas, com quase tudo sendo feito em um dispositivo digital que utiliza a computação em nuvem de alguma maneira. A utilização crescente da nuvem foi ressaltada pela nossa pesquisa, que revela que nos próximos 16 meses, 80% dos orçamentos de TI das organizações respondentes serão dedicados à computação em nuvem.
Os resultados da pesquisa também destacam:
§ Tendências de investimento em nuvem: A maioria das organizações planeja investir em todos os modelos de serviço de nuvem, mas a maior parte delas (81%) planeja investir em infraestrutura como serviço (IaaS), seguida de perto da segurança como serviço (79%), plataforma como serviço (PaaS) (69% ) e por fim, software como serviço (SaaS) (60%).
§ Segurança e conformidade: A maioria dos participantes (72%) cita a conformidade como principal preocupação entre todos os tipos de implementação de nuvem e apenas 13% dos participantes sabiam dizer se suas organizações têm ou não dados confidenciais na nuvem.
§ Riscos de segurança e a nuvem - percepção versus realidade: Mais de um entre cinco participantes expressaram que a principal preocupação sobre o uso de SaaS é ter um incidente de segurança de dados e do mesmo modo, violações de dados estavam no topo das preocupações para IaaS e nuvens privadas. Pelo contrário, os resultados mostraram que na verdade menos de 1/4 (23%) das empresas sofreram perda de dados ou violações com seus fornecedores de serviços em nuvem.
§ O ponto-cego dos diretores: As violações de dados de alto nível com grandes consequências financeiras e de reputação tornaram a segurança de dados uma das principais preocupações dos diretores executivos, mas ainda há uma necessidade de maior compreensão para aumentar a percepção e o entendimento dos riscos associados com o armazenamento de dados confidenciais na nuvem. Apenas 1/3 (34%) dos participantes pensa que a alta administração de suas organizações compreende totalmente as implicações de segurança da nuvem.
§ Shadow IT, risco e oportunidade: Apesar de os departamentos de TI optarem pela atividade da Shadow IT, 52% das linhas de negócios ainda esperam que a TI proteja seus serviços de nuvem provenientes de departamentos não autorizados. Esta falta de visibilidade quanto à utilização da nuvem devido à Shadow IT parece estar preocupando os departamentos de TI no que diz respeito à segurança, com a maioria (58%) dos participantes da pesquisa Orchestrating Security in the Cloud (Orquestrando a segurança na nuvem) tendo observado que a Shadow IT tem impacto negativo na capacidade de manter seguros seus serviços de nuvem.
§ Investimento em segurança: O investimento em segurança de nuvem varia de acordo com a prioridade nos diferentes tipos de implementação, com as principais tecnologias de segurança sendo utilizadas pelos participantes, incluindo proteção de e-mails (43%), proteção na Web (41%), anti-malware (38%), firewall (37%), gerenciamento de criptografia e chaves (34%) e prevenção contra perda de dados (31%).
“A nuvem é o futuro das empresas, governos e consumidores”, disse Jim Reavis, Diretor Executivo da Cloud Security Alliance. “Os fornecedores de segurança e de nuvem precisam fortalecer os clientes com conhecimento e ferramentas, além de cultivar relacionamentos fortes com base na confiança, para dar continuidade à adoção de plataformas de computação em nuvem. Somente assim poderemos nos beneficiar completamente das verdadeiras vantagens da nuvem.”