A BT anuncia o lançamento da iniciativa global “The Digital Possible”, que tem como objetivo dar aos CIOs os instrumentos de
que precisam para que liderem, da melhor forma possível, as ambiciosas agendas de transformação digital nas grandes organizações em todo o mundo. A campanha da BT traz para o mercado uma enorme variedade de novos serviços digitais, que vêm responder às necessidades verificadas em sua mais recente pesquisa – “The BT CIO Report 2016 – The digital CIO”.

Segundo a pesquisa, que entrevistou 1030 executivos de TI em 11 países, CIOs de todo o mundo estão abraçando a transformação digital para reinventar os processos e sistemas de suas organizações. O impacto digital é tanto que o nível de importância do CIO na diretoria continua a aumentar: 72% dos entrevistados dizem que o CIO ganhou mais espaço na diretoria nos últimos dois anos, e 43% dos CIOs dizem que agora passam mais tempo lidando com questões corporativas.
Um outro aspecto dessa tendência está no fato de que, para o CIO, torna-se um desafio encontrar tempo para desenvolver soluções criativas para o negócio. Para cerca de dois terços (61%) dos entrevistados os CIOs passam mais tempo mantendo os atuais sistemas de TI do que procurando novas soluções. Esse índice mostra uma queda em relação a 2014 – quando essa porcentagem era de 74%, – mas indica que, apesar dos objetivos de transformação digital, o CIO ainda tem que lidar com o legado.
O relatório 2016 também mostra que os CIOs estão atentos às tendências mais disruptivas da tecnologia – nuvem, mobilidade e colaboração, e dados. Segundo o estudo, 20% das organizações globais já estão totalmente centradas na nuvem, e mais de 46% têm na nuvem mais da metade de suas aplicações e infraestrutura.
Com o CIO atuando como um catalisador, 76% das grandes organizações em todo o mundo têm, ou planejam adotar, uma abordagem “multi-speed” para iniciativas lideradas pela tecnologia. Isso envolve mais criatividade, mais flexibilidade e um modelo operacional mais dinâmico. Segundo a pesquisa da BT, 65% dos CIOs notam mudanças rápidas nos KPIs do seu próprio desempenho, com uma tendência clara de colocar a transformação digital no centro de suas atividades.
Em 72% das organizações analisadas pela pesquisa da BT, existem grupos contratando e colocando em funcionamento produtos e serviços de TI sem envolvimento da área de TI da empresa. A pesquisa sugere que a área de TI cresce de forma mais confortável colocando-se no papel de oferecer as condições necessárias à habilitação de sistemas, de modo geral, principalmente no que toca à segurança dos dados, a infraestrutura adequada e robusta, garantindo a não-duplicidade de esforços em toda a organização. Essas novas responsabilidades estão na base do novo papel do CIO digital, que opera de forma horizontal, atuando em toda a empresa como um facilitador.
Para responder às necessidades de uma transformação digital que cada vez mais se acelera, a BT anunciará ao longo das próximas semanas e meses uma nova onda de serviços inovadores, impulsionado a implementação da estratégia de seu portfólio Cloud of Clouds. O foco estará nas tecnologias consideradas mais disruptivas pelo BT CIO Report 2016: nuvem, mobilidade e colaboração, e dados.
Os lançamentos cobrem todas as áreas do portfólio da BT Global Services, e incluem:
- Serviços de mobilidade no Reino Unido e em todo o mundo, aproveitando a recente aquisição da EE (provedora de conexão 4G), realizada pela BT;
- Ímpar capacidade de análise, em tempo real, de grandes volumes de dados (big data) relativos ao gerenciamento do relacionamento com o cliente;
- Expansão de nossa conectividade em nuvem, assim como mais recursos em redes baseadas em software (Software Defined Networks - SDN) e consultoria;
- Novas maneiras de customizar serviços na nuvem, de modo a atender a necessidades específicas de cada setor ou organização;
- Investimentos em segurança e serviços profissionais, oferecendo aos CIOs mais poder para que tomem as arrojadas decisões exigidas em sua jornada digital.
“O ritmo da mudança digital está criando novas oportunidades para nossos clientes, e essas oportunidades exigem respostas rápidas. O papel do CIO digital é um dos mais complexos dentro das empresas”, diz Luis Álvarez, CEO da BT Global Services. “Eles precisam entender de tecnologia e de pessoas, e saber equilibrar controle e segurança com operacionalidade e velocidade. Eles estão se tornando os pioneiros das mudanças. Para serem bem-sucedidos, agora precisam de parceiros estratégicos dentro e fora de suas organizações. Nós estamos bem posicionados como seu facilitador digital. Hoje, estamos comprometidos com o aumento dos investimentos em nosso portfólio Cloud of Clouds para que os CIOs possam descobrir e alcançar o seu próprio ‘Digital Possible’.