Com o aumento da bancarização, cresce a confiança dos brasileiros nas instituições financeiras, aponta pesquisa

Com o aumento da bancarização, cresce a confiança dos brasileiros nas instituições financeiras, aponta pesquisa

A pandemia impulsionou a bancarização dos brasileiros, principalmente das classes CDE, e segundo pesquisa encomendada ao Instituto Plano CDE, 24% afirmam ter escolhido seu banco por ser uma instituição confiável. Nos levantamentos anteriores, em 2019 e 2020, esse número não chegava a 1%. A pesquisa mostra que ser o meio de recebimento do salário é um fator que vem perdendo força nesse período.

"Com o investimento assíduo em educação financeira, os bancos abriram um canal de diálogo com os clientes e isso fez com que as pessoas estejam mais abertas a confiarem nos bancos digitais. E são esses frutos que estamos colhendo por aqui, ao agir com transparência e por ter na conta digital do PAN um ambiente seguro e didático para quem está chegando agora" - afirma Pedro Romero, Superintendente Executivo do Banco Digital no PAN.

Mesmo com canais tradicionais ainda à disposição, a abertura de conta via aplicativo das instituições financeiras é considerada "totalmente confiável" para 39% e "confiável" para 30%, sendo um forte índice para mais da metade dos respondentes da pesquisa.

O uso do aplicativo para transferências entre contas também ganhou mais força durante os últimos anos, sendo realizado com frequência por 77% dos respondentes, contra 72% em 2020 (-5 pp) e 51% em 2019 (-25 pp) e já faz parte da rotina dos brasileiros de renda baixa, mesmo durante os períodos de maior flexibilização da quarentena.

A pesquisa foi realizada com 1.508 pessoas e tem margem de erro máxima de 2,1%, com intervalo de confiança de 95%.

Share This Post

Post Comment