Candidato deve continuar a busca por vagas e plataformas online, redes sociais e grupos são opções para o período.
A taxa de desemprego no Brasil subiu 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro e o aumento foi de 479 mil na comparação com o trimestre encerrado em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente existem mais de 12 milhões de desempregados no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgado em 3 de abril.
Em tempos de pandemia, isolamento social e quarentena, fica ainda mais complicado buscar uma recolocação no mercado de trabalho.

Para auxiliar essas pessoas, o Instituto Information Management conversou com Larissa Ruza, coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, uma plataforma inteligente de recrutamento digital. Ela traz alguns conselhos para quem está correndo atrás de um novo emprego.
1 - Por mais clichê que possa soar, é preciso lembrar: não se desespere. O desespero faz com que não encontremos saídas, transforma qualquer caminho em labirinto. Mesmo sendo difícil, tente racionalizar a situação e transformar a sua ansiedade em ação.
2 - O período de quarentena é um ótimo período para criar ou reforçar rede de contatos profissionais. Notifique que está em busca de um emprego aos mais próximos, em suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Sabe aquele amigo que trabalha em uma empresa legal? Ligue para ele! Participe de comunidades virtuais com interesses relacionados à sua área de atuação e compartilhe conhecimentos. Conecte-se, comente e se faça visível!
3 - Ainda falando sobre o universo digital, entenda que ele pode ser um grande aliado nesse momento. As melhores e maiores empresas estão inseridas nas redes sociais e divulgam suas vagas em sites e plataformas de emprego. Portanto, vá à caça! Se torne um pesquisador, busque por oportunidades relacionadas ao seu objetivo de carreira e inscreva-se nas oportunidades que fizerem mais sentido para você.
4 - Se inscreveu e não sabe qual o próximo passo? Busque por canais que permitam fazer um processo seletivo digital! Hoje, inúmeras plataformas possibilitam que você faça entrevistas e testes aí da sua casa, de forma muito mais fácil, com seu próprio celular. As áreas de RH continuam a avaliar candidatos e quem conseguir " migrar" mais rápido para o digital, com certeza sairá na frente nesse período.
5 - Por fim, ajude quem mais precisa. Se conhece alguém que, assim como você, está em busca de uma nova chance, compartilhe oportunidades! Eduque as pessoas para utilizarem a internet de uma forma colaborativa e funcional nesse período.
IM: Como as empresas podem utilizar a plataforma oferecida?
Larissa: Todo o processo de recrutamento e seleção pode ser feito digitalmente a partir da plataforma Connekt. Isso significa que não importa onde sua equipe estiver e mesmo sem ter nenhum contato presencial com os candidatos, é possível atrair, recrutar e avaliar talentos, direto do seu computador, com as perguntas e testes que o RH julgar interessante. O candidato tem a possibilidade de fazer todas as etapas virtuais através de seu celular, o que facilita e agiliza todo o processo seletivo. A ferramenta já seleciona os melhores candidatos de acordo com o “matching” de aderência e resultados dos testes e os apresenta de forma ranqueada. Assim, o RH fica responsável por avaliar entrevistas em vídeo dos melhores perfis para classificar os finalistas da vaga.
IM: E os candidatos, como conseguem saber se a empresa utiliza entrevista virtual?
Larissa: As grandes empresas já aderiram às etapas digitais em seus processos seletivos, que por sua vez, são contempladas por questionários de perfil, entrevistas e testes online. Para ter certeza se a empresa realiza seleções digitais, o candidato pode fazer uma pesquisa em sua página de carreiras e descobrir como funcionam os processos de contratações. Uma dica extra é participar ativamente de grupos (como os de Facebook e Linkedin, por exemplo) que tem como tema principal compartilhar oportunidades da área de interesse do candidato. Nesses canais é sempre possível obter informações e trocar dicas sobre os processos seletivos.
IM: Como se comportar numa entrevista virtual?
Larissa: O ideal é que o candidato escolha um ambiente tranquilo e silencioso dentro de sua casa e que se comporte como se fosse uma entrevista presencial. Seja sincero com suas habilidades e certificações, e quaisquer outros questionamentos feitos pela empresa contratante. Uma outra dica é ensaiar um pouco antes da entrevista, assim o candidato já se sente um pouco mais confiante!
IM: A Connekt indica empresas que atuam com esse tipo de recrutamento?
Larissa: Sim! Temos um portal onde todas as empresas que realizam recrutamento e seleção digital divulgam as oportunidades. O acesso é nesse link aqui: vagas.connekt.com.br
IM: Quais segmentos a Connekt atua no recrutamento?
Larissa: Nosso grande objetivo é ajudar toda e qualquer empresa que acredite que processos digitais inovam e possibilitam que mais pessoas tenham acesso às oportunidades no mercado de trabalho. Mas, temos alguns segmentos que têm se destacado entre os nossos parceiros, como: Varejo, Saúde, Serviços Terceirizados e Atendimento ao Público.