O que não se encontra nas tecnologias de ECM

A mais recente pesquisa realizada pelo Real Story Groups Digital & Media Asset Management Report, evidenciamos as chaves das características dos sistemas de DAM/MAM (Digital Asset Management e Media Asset Management) que não são tipicamente encontradas  em outros tipos de tecnologias de gerenciamento de conteúdo.

[private] A primeira delas é a ingestão direta de serviços: a capacidade de englobar grandes quantidades ou migrar vários tipos de ativos diretamente no sistema, sem a inserção manual de um por um.

Em segundo está a transformação, transcodificação e extração: a capacidade de transformar os ativos em formatos, tamanhos, escalas, tipos de arquivo, ou resoluções diferentes, ou também de alterar as características de codificação de áudio e vídeo, ou sua taxa de bits.

Como terceiro ponto está a Rendition Management, que é a capacidade de gerenciar múltiplas interpretações individuais de um ativo, como uma prévia, uma proxy para o site, para impressão, assim como cada versão do ativo. Dessa forma, se o próprio ativo é modificado ou ganha versões, as interpretações relacionadas agem como uma função orgânica do DAM e o software de gestão de ativos, em geral. Cada ativo tem sempre entregas adicionais de si mesmo, que são geradas automaticamente e voltam relacionadas a ele.

Os Direitos de Propriedade Intelectual e Gestão, por sua vez, são a capacidade de gerenciar, distribuir e reutilizar os ativos com base na posse de direitos da organização e da propriedade intelectual em cada ativo.

Como saber então quando se precisa de uma dessas funções de DAM específicas, ou de algo mais simples? Especificamente, seria possível fazer isso se o sistema de gerenciamento de conteúdo tivesse capacidade suficiente, dispensando a necessidade de investir em tecnologias de DAM tradicionais?

Para melhor entender o que o mercado oferece, a pesquisa apresentou entre outros resultados uma classificação que permite aos gestores da informação avaliarem o que hoje está sendo oferecido no mercado.

As ferramentas de DAM se assemelham às ferramentas de gerenciamento de documentos, no que se refere ao gerenciamento de programas de edição de vídeo e áudio, ou software de gestão de catálogo. Mas características como análise de voz e conversão de voz em texto (e indexação subsequente dessa conversão) não  farão parte de qualquer sistema de DAM tão cedo.

A gestão das imagens de alta resolução para impressão ou os ativos compostos (como as imagens, texto e outros elementos de um documento do InDesign) não chegarão aos sistemas tão cedo, pois ainda serão aperfeiçoadas. Se o projeto precisa gerenciar um vídeo, ou faixa de áudio, transcrição, capturas de tela em miniatura ou storyboard, então certamente será necessário um sistema de DAM especializado. [/private]

* Texto escrito por Thereza Regli e Alan Pelzsharpe - Diretora do The Real Story Group  e especfialista em  DAM - Digital Asset Management e  Alan Pelz-Sharpe diretor do  The Real Story Group, consultor e anlista do mercado de ECM.

 

Share This Post

Post Comment