Os serviços baseados em localização (LBS) alcançaram a primeira posição em um ranking global de funções de maior potencial de crescimento para dispositivos móveis, divulgado pela TNS, consultoria de mercados e insights. De acordo com os resultados, 62% daqueles que ainda não utilizam este tipo de serviço têm intenção de começar a fazê-lo, sendo que o número é ainda mais relevante para o Brasil, onde há 85% de abertura ao LBS nos próximos 12 meses.
O Mobile Life, estudo anual da TNS sobre mobilidade no mundo mostra que a maioria dos usuários já reconhece valor em compartilhar suas localizações e passam a se beneficiar das vantagens de uma gama de serviços LBS. Além do grande volume de potenciais usuários futuros, quase um quinto dos seis bilhões de consumidores de tecnologias móveis ao redor do mundo já utilizam ao menos algum tipo de LBS. A navegação por mapas foi apontada como o principal motivador para o uso desta função, sendo utilizada por 46% dos usuários globalmente.
No que diz respeito ao relacionamento dos consumidores com as marcas através dos meios digitais móveis, os brasileiros já perceberam que podem se beneficiar do LBS – 19% compartilham sua localização com as marcas em troca do recebimento de ofertas especiais, que são de grande interesse para 45% dos respondentes. Esta diferença entre fazer e ter interesse indica que há uma parcela de pessoas que procuram algum retorno específico de lojas e negócios através da localização, mas que ainda não a executam efetivamente.