O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, estima que areceita global de Business Intelligence e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016, um aumento de 5,2% em comparação com 2015. Essas e outras informações serão apresentadas durante a Conferência Business Intelligence, Analytics & Information Management 2016, que acontecerá nos dias 10 e 11 de Maio (Terça e Quarta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo.
Os mercados de Business Intelligence e Analytics (BI&A) estão na etapa final de uma mudança de sistemas de registro (system-of-record) liderada por TI, para Analytics de autoatendimento (self-service-analytics) liderada pelos negócios. Como resultado, a moderna plataforma de Business Intelligence e Analytics surge para suprir novos requisitos organizacionais de acessibilidade, agilidade e visão analítica mais profunda.
“A mudança para a plataforma moderna de Business Intelligence e Analytics atinge agora um ponto crucial. As organizações devem migrar para plataformas de Business Intelligence modernas, ágeis, rápidas e fáceis de usar para criar negócios de valor a partir das visões mais profundas nas diversas fontes de dados”, afirma Ian Bertram, Vice-Presidente de Gestão do Gartner.
A democratização do Analytics
O Gartner afirma que o Analytics tem se tornado cada vez mais estratégico para a maioria dos negócios e, principalmente, para a maioria das atribuições empresariais. Todos os negócios envolvem Analytics, assim como todo processo empresarial utiliza Analytics e cada pessoa é um usuário de Analytics.
“Não é mais possível que diretores de marketing sejam apenas especialistas no posicionamento de anúncios e marcas. Eles precisam também ser especialistas em análises para clientes. O mesmo vale para os executivos de recursos humanos, de suprimentos e de finanças da maioria das indústrias”, diz o Vice-Presidente do Gartner.
Para atender à visão de tempo exigida pelo ambiente de negócios competitivo atual, muitas organizações querem democratizar as capacidades de Analytics por meio de autoatendimento.
Definindo a plataforma moderna de Business Intelligence e Analytics
A diferença mais significativa entre uma plataforma moderna de Business Intelligence e Analytics e uma plataforma de Analytics comum, centrada em TI, é a quantidade de modelagem antecipada necessária, assim como as habilidades necessárias para gerar o conteúdo de Analytics. A criação de conteúdo de Analytics com por meio de plataformas de comunicação centradas em TI começa com a consolidação com antecedência dos dados de modelagem e TI. Em contraste, uma plataforma BI&A moderna suporta o desenvolvimento de conteúdos de Analytics permitido por TI.
“Para obter o benefício completo das plataformas modernas de BI e Analytics, os líderes devem repensar muitos aspectos de suas atuais implantações de Analytics centradas em TI, incluindo tecnologia, funções e responsabilidades, modelos organizacionais, processos de governança e liderança,” afirma Ian Bertram, Vice-Presidente do Gartner.
Análises mais detalhadas estão disponíveis para os clientes do Gartner nos relatórios "How to Modernize Your Business Intelligence and Analytics Platform for Agility, Without Chaos" e "Forecast Analysis: Enterprise Application Software, Worldwide, 4Q15 Update".