O Google finalmente anunciou a tão esperada Unidade Googl após rumores sobre o que se tem chamado de "Drive G". O novo dispositivo permite que o usuário ganhe 5GB de armazenamento gratuito. Assim como o Dropbox, ele se integra como uma pasta em seu sistema no Windows Explorer ou no Finder do Mac. O usuário pode comprar até 16 TB de armazenamento adicional, os upgrades começam em 25 GB anunciados a US $ 2.49/ao mês, 100GB por US $ 4.99/mês ou mesmo 1 TB por US $ 49.99/mês.
Além disso, a tecnologia permite a total integração ao ecossistema do Google para que se possa compartilhar o conteúdo da unidade para Google + ou Gmail. Ao instalar o drive do Google, ele automaticamente sincroniza-se com o Google Docs, dando fácil acesso a links para todos os documentos do computador.
Odrive também está disponível para o sistema Android. O Google indicou que está trabalhando em uma versão para iOS, também.
Antes da notícia ser divulgada ontem, alguns concorrentes aumentaram as suas capacidades de aramazenamento. A Microsoft elevou a capacidade do Drive Sky para armazenamento livre de 5GB para 7GB enquanto Dropbox introduziu o compartilhamento simplificado com links para dados, além de pastas compartilhadas. Isso permite a conexões mais fáceis para um usuário não-técnico.
Para Laurence Hart, CIO da AIIM, isso significa que os fornecedores de armazenamento estão em alerta agora que o Google está finalmente no mesmo mercado, talvez o Dropbox deve estar nervoso, mas por enquanto a Box está segura na sua liderança deste tipo de mercado.
Parece que o Google demorou para encontrar os compradores corporativos em grande escala. Este produto tem certamente classe empresarial, escopo e escala para isso- sendo capaz de armazenar até 16TB o que deverá abranger um grande número de empresas. A integração entre os serviços também simplifica as coisas para os usuários, que na era da consumerização podem estar inclinados a usá-lo. “Mesmo que o Google tenha gasto £ 10.000 neste jogo não significa que ele automaticamente vai assumir a liderança do mercado ou deva ignorar os serviços já existentes. Na verdade, deve ser um caso de expansão da “bolo” em vez de cortá-lo em pedaços menores, especialmente por mais pessoas utilizarem os serviços e se sentirem confortáveis usando as opções de armazenamento online.”, explica Hart.