A programação do AIIM Conference de 2016 que acontece de 25 a 28 de abril de 2016 em New Orleans, USA, tem como tema a
Transformação Digital em Ação nas Organizações, focando na capacitação de habilidades necessárias para um efetivo gerenciamento da informação, atuando com:
- Automação de processos de negócios com redução de tempo e custos;
- Proteção de informações com a governança;
- Aprimoramento da Visão de Negócios para melhor entender e envolver clientes e funcionários.
As dinâmicas acontecem por Keynote Sessions - tendências em transformação digital, Painéis com Especialistas - nas temáticas de automação, governança e tendências, Apresentações teatrais de transformação digital, Mesas redondas, Chats, e Conversas Bistrô – mentorias com palestrantes.
Primeiro dia – Cursos de Formação Acelerada
A agenda do primeiro dia incluiu Cursos de Formação Acelerada com realizados simultaneamente para a formação em um dia, nos temas “Gerenciamento de Conteúdo Corporativo”, “Gerenciamento de Registros Eletrônicos” e “Gerenciamento de Processos de Negócios”.
O primeiro tema versa sobre gerenciamento de conteúdo melhorando o envolvimento do cliente e equipe e garantindo a conformidade e automação de processos de negócios. O segundo envolve as melhores práticas e tecnologias para captura e gerenciamento de registros eletrônicos. O terceiro tema ensina melhores práticas de mapeamento, design e automação de processos operacionais, definindo estratégias inovadoras, gerenciamento de mudanças e tecnologias.
Entrada da AIIM Conference de 2016 no hotel Hyatt Regence New Orleans.
Foto: Passion 2 Practice Consulting Company
Segundo dia – Keynote, Painel de Especialistas, Palestras e Oficina
A programação de terça-feira iniciou com o Keynote Speaker presidente da AIIM Mr. Mancini defendendo a relevância do profissional da informação que vem migrando seu perfil de alta especialização técnica para um profissional com visão sistêmica de negócio.
Mr. Mancini fez uma avaliação da evolução da gestão da informação de 1996 até 2016 envolvendo a tríade Pessoas, Processos e Tecnologia. Apresentou como fatores disruptivos da transformação digital a consumerization, cloud e mobilidade, e por final a internet das coisas.
Keynote Speaker com o presidente da AIIM Mr. Mancini.
Foto: Ryan Zilm
Os indicadores que mostram essa aceleração da disrupção digital são extraídos dos conceitos de Mindsets, Messages, Money e Machines. Cada um destes conceitos envolve questões-chave para elaborar estratégias na gestão da informação.
O conceito de Mindset pode ser avaliado respondendo “Como nós enxergamos as coisas?”. Pode-se perceber que no passado o setor de TI, ou a empresa contratada de TI era responsável em resolver as dificuldades e problemáticas solicitadas pelos usuários. Atualmente há uma tendência de cada usuário resolver por si mesmo suas demandas de TI. Neste cenário o desafio fica por conta de se estabelecer uma real eficácia na disseminação de aplicativos móveis.
Para o conceito de Messages deve-se questionar “Que mensagens nós passamos?” e “Que mensagens queremos passar?” No passado havia a preocupação com a eficiência tecnológica, atualmente o foco está na inovação tecnológica.
Em termos de Money, estratégias de investimento podem ser definidas a partir de “Onde gastamos nosso dinheiro?”. A conversão da forma física para digital já não atende mais as necessidades do mercado atual. Atualmente investimentos são direcionados para soluções que preconizam a forma digital para solucionar problemas físicos, como por exemplo a solução em mobilidade oferecida pelo aplicativo Uber.
No aspecto abrangido por Machines questiona-se “Que tecnologias estamos usando?”. No passado a atuação era direcionada para especificação e desenvolvimento e atualmente tem foco em configurar e conectar com interfaces mobile.
Na sequência da agenda foi realizado o Painel “Insights Indústria 2020: consumerization + Simplificação = Transformação Digital”, onde um time vip de especialistas da indústria contaram estratégias implementadas e quais as tendências de mercado para 2020.
As transformações de TI vêm lideradas pela consumerization, ou seja, a possibilidade de realizar as mesmas coisas por meio de dispositivos diferentes a qualquer hora e em qualquer lugar, a ser incluída na agenda de inovação das organizações. Outra macrotendência discutida foi a agilização de processos comerciais pós firewall conectando perfeitamente organizações e clientes em espaço digital, fundamental em tempos de aceleração de conectividade dos consumidores.
Painel “Insights Indústria 2020: consumerization + Simplificação = Transformação Digital”.
Foto: Passion 2 Practice Consulting Company
Na dinâmica de apresentação de case foi apresentada a automação de armazenamento de documentos implantando a gestão eletrônica de documentos e registros no Banco Central Europeu. O pré-projeto, estratégias de implantação, metas, métricas e toda a experiência deste projeto foi apresentada dando subsídio para formatar melhores práticas de Gestão Documental.
Finalizando o dia mesas redondas aconteceram simultaneamente nas temáticas: “Os benefícios estratégicos de transformação digital com captura automática”, “Melhores práticas para processamento de conteúdo não-estruturado”, “Sincronização de arquivo e compartilhamento - Você está ignorando ou adotando? ”, “Melhorando a experiência do cliente” e “Trabalhe a velocidade de conteúdo digital com Cloud e Dashboards”.