Solução da ATP elimina riscos com pré-datados

Os bancos investem muito no desenvolvimento dos sistemas de segurança para reduzir a possibilidade de fraudes com cheques. E até o final de setembro, por orientação da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), todas as instituições financeiras deverão implantar sistemas eletrônicos de troca de informações de custódia de cheques, com o objetivo de evitar fraudes e clonagens com pré-datados.

Algumas instituições financeiras já colocaram em operação o TIC - Sistema de Troca de Informações de Cheques Custodiados na rede bancária. Dessa maneira, o cheque pré-datado retido pela instituição financeira até a data da efetiva compensação gera informações para a rede bancária sobre a procedência dos documentos custodiados, o que permite uma operação mais segura do processo.

A solução Imagon Custody da ATP contempla o workflow do processo de troca de informações entre executante e participante, assegurando que os bancos possam disponibilizar as informações sobre os cheques pré-datados recebidos em custódia. O Imagon Custody gerencia as carteiras de custódia, via web, por meio de documentos digitalizados de forma centralizada ou descentralizada, o que otimiza a operação de transferência, antecipação, prorrogação, substituição, rateio, concentração de CPF/CNPJ e risco. Todo o processo segue as especificações da nova Compe por Imagem e para tratamento de cheques pré-datados, desde a guarda física até a compensação.

 

Share This Post

Post Comment