A Hitachi Data Systems, uma subsidiária da Hitachi, anunciou hoje que o Hitachi Content Platform (HCP) recebeu elevadas pontuações no relatório do Gartner, denominado Critical Capabilities for Object Storage, publicado em 31 de março de 2016.
Para atender às demandas de armazenamento de objetos, mais recentemente, estão sendo feitos investimentos em projetos de TI não tradicionais e em iniciativas para reduzir o custo das cargas de trabalho corporativas. De acordo com o relatório, "Líderes em infraestrutura e operações são atraídos pelo menor custo total de propriedade e pela escalabilidade de armazenamento de objetos, ao passo que desenvolvedores corporativos são atraídos por sua programabilidade, portabilidade em nuvem e suas melhorias de produtividade".
No relatório, os analistas do Gartner, Arun Chandrasekaran, Raj Bala e Garth Landers, avaliaram doze produtos de armazenamento de objetos quanto a sete características fundamentais: eficiência de armazenamento, interoperabilidade, facilidade de gerenciamento, desempenho, resiliência, segurança e capacidade de atendimento a múltiplos clientes (multitenancy). Além disso, os analistas avaliaram os produtos de armazenamento em relação a cinco casos de uso: análise, arquivamento, backup, armazenamento em nuvem e distribuição de conteúdo.
O Hitachi Content Platform (HCP) se destaca pela eficiência de armazenamento, com capacidades integradas que permitem reduzir o custo total de propriedade e aumentar a capacidade efetiva de armazenamento. A eficiência de armazenamento é primordial, à medida que as organizações evoluem para além dos tradicionais casos de uso de armazenamento de objetos, como arquivamento, e para a computação em nuvem e a análise de grandes quantidades de dados, em que escalas em petabytes ou, até mesmo, exabytes, são a norma.
Os pontos fortes do HCP são seu ecossistema aberto, com ampla interoperabilidade para suportar simultaneamente cargas de trabalho tradicionais e de última geração, e sua flexibilidade de implementação, com uma opção de modelos de entrega e consumo. O HCP também excede a nuvem híbrida, proporcionando compatilibidade com mais opções de serviços em nuvem, incluindo Amazon, Google, Microsoft, Verizon, Hitachi Cloud, ou qualquer serviço baseado em S3. Isto capacita as organizações a utilizarem o armazenamento em nuvem com confiança, sem perder o controle ou a visibilidade de seus dados.
O HCP resolve o desafio do backup que muitas organizações enfrentam, porque consegue atender às crescentes demandas por backup em disco, por um baixo custo. O HCP possibilita que as companhias adotem uma estratégia ativa de proteção de dados, a fim de monitorar proativamente a integridade dos dados e reparar ou reintegrar dados que estejam em risco. Na verdade, muitas organizações estão em condições de eliminar completamente os backups com a rica proteção de dados e resiliência do HCP.
O HCP se tornou a plataforma de preferência entre as organizações que têm as mais rigorosas exigências de segurança, adequação, e eficiência relativa ao custo e escala. Muitas organizações líderes confiam seus dados ao Hitachi Content Platform, incluindo:
- 4 dos 5 maiores bancos do mundo
- Mais de 40% das primeiras 20 companhias da lista "Global Top 100"
- 4 das 5 maiores organizações de seguros nos Estados Unidos
- 2 das 5 principais companhias de mídia do mundo
- 2 das 3 mais importantes redes a cabo no nível Major Premium, como a Starz
A estabilidade, longevidade e inovação do HCP já levaram mais de 1.500 clientes a escolherem esta plataforma.
“Acreditamos que o fato de ter sido classificada como a nº1 nos Casos de Uso de Backup, pelo Gartner, reflete a tradição do HCP como uma solução aberta, comprovada e otimizada em relação ao custo, destinada ao armazenamento de quantidades massivas de dados. De fato, uma companhia de seguros global utilizou o HCP para criar um aplicativo personalizado para mitigação de fraude, baseado em S3, que garantiu que os dados fossem à prova de manipulações e os contratos e documentos legais se tornassem auditáveis. “Originalmente, os desenvolvedores pretendiam utilizar uma nuvem pública”, declarou Peter Sjoberg, diretor de tecnologia, cloud computing e mobilidade da Hitachi Data Systems. “Ao concluir uma prova de conceito com duração de 30 minutos, visando demonstrar a facilidade com que os aplicativos fazem interface com o HCP por meio do protocolo S3, a companhia descobriu em uma análise interna do custo total de propriedade (ou total cost of ownership, TCO) que o HCP possilibita um TCO 20% menor do que a nuvem pública. Outro cliente, uma companhia líder na fabricação de brinquedos, revelou que a facilidade de pesquisa, possibilidade de auditoria e a capacidade de recuperação do HCP haviam gerado um ROI (retorno do investimento) de 270%".
Em 2015, o portfólio integrado de produtos do HCP foi selecionado como vencedor do prêmio Cloud Computing Excellence (Excelência na Computação em Nuvem), denominado TMC 2015. Os produtos individuais do portfólio também receberam elogios da indústria. Mais recentemente, o HCP Anywhere foi escolhido como o finalista do prêmio TechTarget 2015 Product of the Year, na categoria software de sistema de armazenamento corporativo. O HCP Anywhere também recebeu o prêmio TMC 2015 Cloud Computing Excellence e o 2014-2015 Cloud Award, na categoria Best in Mobile Solutions (Melhor em Soluções Móveis).
Termo de Responsabilidade do Gartner
O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa, nem recomenda que usuários de tecnologia escolham somente aqueles fornecedores com as classificações mais elevadas ou outra designação. As publicações de pesquisa do Gartner consistem das opiniões emitidas pela organização de pesquisa do Gartner e não devem ser construídas como declarações de fato. O Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo todas as garantias de facilidade de comercialização ou de adequação a um determinado propósito.
Sobre o portfólio da Hitachi Content Platform
O HCP é a única solução que permite que as organizações reúnam as capacidades de armazenamento de objetos, sincronização de arquivos e gateways de compartilhamento e armazenamento em nuvem, a fim de criar uma solução de armazenamento que seja estritamente integrada, realmente segura, simples e inteligente. O HCP fornece recursos para escala massiva, múltiplas camadas de armazenamento, poderosa segurança, capacidade de computação em nuvem, amplo suporte a protocolos, possibilidade de atendimento a múltiplos clientes (multitenancy) e atributos configuráveis para cada projeto, tudo isso assegurado pela lendária confiabilidade da Hitachi. Projetado para armazenar dados, com confiabilidade, por longos períodos, o HCP oferece mecanismos integrados de proteção de dados e foi desenvolvida para evoluir fluentemente juntamente com as tecnologias de armazenamento, sem a necessidade de backup em fitas. Além disso, o HCP é capaz de resolver uma ampla variedade de desafios por meio de uma próspera comunidade de parceiros de software. O HCP elimina a necessidade de manter sistemas separados para cada carga de trabalho. Os clientes desfrutam de um tempo mais rápido de produção de valor e os provedores de serviços aceleram o tempo de disponibilização para o mercado, eliminando o aborrecimento de fazerem eles mesmos a integração.