Já é sabido que a migração dos dados para uma plataforma em nuvem traz inúmeros benefícios para as empresas, como a escalabilidade e facilidade de acesso, mas nenhum é tão valorizado quanto a economia de recursos. Segundo pesquisa recente, realizada pela Consultoria KMPG, 50% das empresas adotam uma solução em nuvem devido ao custo benefício que pode ser oferecido aos negócios.
“O momento econômico do país favorece a contratação deste tipo de serviço, já que a adoção da nuvem permite ajustar a capacidade de processamento à demanda real do negócio, diminuindo os custos de forma considerável”, destaca Maurício Cascão, CEO da Mandic Cloud Solutions.
Conheça de que forma a nuvem impacta na saúde financeira das empresas:
Redução de custos com infraestrutura
É muito comum empresas compararem o preço do software e hardware com o do cloud sem levar em consideração a economia a longo prazo. Dados recentes da Consultoria Gartner mostram que 60% do custo da Propriedade Total (TCO) é composto pela infraestrutura física e a operação. Além disso, existem adicionais que devem ser considerados como energia, recursos humanos, manutenção, consultoria, entre outros. Com a nuvem gerenciada por especialistas no assunto, a empresa deixa de ter estes gastos, já que toda a estrutura fica sob responsabilidade do provedor.
Economia com licenças
Ao adquirir o serviço em nuvem a empresa torna-se livre da necessidade de investimento em licenças de softwares, sendo que todos os aparatos necessários passam a ser fornecidos e geridos pelo provedor contratado, bem como todo o processo de manutenção e atualização das soluções.
Serviço de apoio terceirizado
Já a economia que o cloud computing pode gerar para a área operacional é considerável. Ao contratar o serviço, a empresa pode contar com um atendimento especializado economizando assim, de forma notável, investimento em recursos humanos na contratação, treinamento e atualização de seu conhecimento em nuvem além de tempo da equipe interna.
Aumento de produtividade
Além de todos os benefícios já descritos, a nuvem contribui de forma indireta no desempenho das empresas, nos chamados ganhos “intangíveis”, ou seja, ao invés de trabalhar de forma constante em atualizações e correções das plataformas tradicionais, a equipe de TI passa a se concentrar em projetos estratégicos para a empresa, contribuindo para a melhora dos processos e trazendo consequentemente aumento de receita.