Por Vinicius Matheus Martins, RPA Developer da Practia Brasil
Inteligência Artificial (IA) é um assunto que tem sido muito discutido em vários lugares e assim como ele, o Robotic Process Automation (RPA), ambos estão cada vez mais presentes nas empresas e o motivo por trás disso é fácil de entender.
Essas duas tecnologias podem transformar a maneira em que trabalhamos, economizando tempo e recurso em troca de eficiência e precisão. Existem muitas áreas que podem se beneficiar do uso de RPA e IA.
Irei trazer neste artigo, três áreas como exemplo de como essas ferramentas tecnológicas podem contribuir com o seu negócio.
Saúde
Uma área fundamental para todas as pessoas e que teria um grande impacto com o uso dessas tecnologias seria a da saúde, agilizando o processo de atendimento dos pacientes.
Suas informações poderiam ser acessadas e gerenciadas de uma maneira totalmente automatizada, fazendo com que as informações estejam sempre atualizadas e disponíveis quando necessário. Os sistemas de triagens contêm bases de dados valiosos e seria de grande importância fazer o uso de uma gestão de casos urgentes, garantindo que os pacientes recebam o suporte necessário e no momento adequado.
Recursos Humanos
E o que seria de uma empresa sem o departamento de recursos humanos (RH), não é mesmo? Dentro desta área, que é tão necessária, para uma triagem de currículos e preenchimento de formulários mais eficiente é de extrema importância que o sistema esteja funcionando de maneira automatizada.
A Inteligência artificial pode ser usada principalmente no desenvolvimento dos funcionários, criando um roteiro personalizado para cada pessoa sobre habilidades e temas que poderiam ser estudados por eles.
Logística
O mundo dos transportes não seria o mesmo sem uma boa logística implementada, e neste tipo de setor os processos de gerenciamento de estoque devem ser otimizados, desta forma é mais simples prever uma futura demanda e garantir que sempre tenha os produtos disponíveis quando necessário.
A IA pode ajudar as empresas na análise dos dados, como tempo de viagem, condições climáticas, ajudando nas operações de transporte e automaticamente reduzindo os custos. Com RPA as tarefas mais repetitivas, como a preparação de envio de faturas, não é problema algum.
Assim como essas três áreas podem se beneficiar com o uso dessas tecnologias, existem diversos setores que iriam se aprimorar com essas ferramentas dentro das empresas. Esses três exemplos possuem processos burocráticos, que demandam uma profunda análise e bastante tempo de construção do produto/demanda final. E ao automatizar essas etapas, a produtividade aumenta com as entregas finais mais ágeis e resultados mais significativos.
Publicado originalmente em Practia