Picos de tráfego na web aumentam o número de ataques

*Por Isabela Iori

Canais de notícias, varejistas ou relacionados a  grandes eventos,  cujo o foco é atrair cada vez público,  geram um aumentoseguranca-online exponencial de tráfego na web.  O nível elevado da demanda por acesso de internautas exige que as empresas tenham um suporte tecnológico preparado para esta situação.

O executivo da Akamai no Brasil, Alex Felipelli, acredita que a falta de uma infraestrutura tecnológica que suporte picos de tráfego tem mais predisposição para sofrer ataques de hackers, de negação de serviço, invasão e flash crowds.

Durante o último maior campeonato mundial de futebol, a plataforma da Akamai registrou que dois jogos simultâneos geraram 6.9 Tbps de pico de tráfego. Isso significa um aumento exponencial de internautas acessando, ao mesmo tempo, os mesmos servidores. Toda infraestrutura tem um limite de capacidade, por isso, é importante que, para essas ocasiões, seja utilizada uma infraestrutura em rede. Essa modalidade permite que o caminho dessa informação seja distribuído pela rede, sem sobrecarregar nenhuma “via”, e entregue no servidor mais próximo do usuário”, afirma Felipelli.

Apesar da necessidade de suportar grandes eventos na web,  há uma dificuldade para as empresas fazerem altos investimentos na adaptação dos seus canais. Para o executivo, uma solução viável é “a computação em nuvem, que permite diversas formas de proteger o ambiente virtual de ponta a ponta. Por ter capacidade ilimitada, ou escalável, a infraestrutura pode ser aumentada conforme a necessidade e apresenta altos índices de mitigação”.

A proteção contra ataques é o mais preocupante para as companhias, que buscam ferramentas especializadas em segurança a fim de evitar ou, ao menos, causar menos impacto com os golpes online.

Felipelli conta que um grupo de hackers chamado “Anonymous Brasil” prometeu ameaças aos sites relacionados as Olimpíadas 2016. Para o executivo, não existe um grupo específico mais atingido por esses ataques, mas quando um site passa por uma ameaça, todos os usuários são afetados.

“A melhor forma de garantir altíssima escalabilidade é usar infraestruturas disponíveis na nuvem, ao invés de depender de investimentos constantes na própria infraestrutura de centro de dados”, acrescenta.

Segundo o especialista, o suporte tecnológico é tão importante quando a experiência do cliente. Com o aumento do tráfego na web, “o acesso mais rápido ao conteúdo permite menor taxa de desistência e maior engajamento da audiência e, portanto, mais receitas com propagandas e assinaturas”, finaliza.

Share This Post

Post Comment