“Queremos estar onde está o papel”, diz CEO da D4Sign, empresa de assinatura eletrônica e digital que cresceu 400% no último ano

“Queremos estar onde está o papel”, diz CEO da D4Sign, empresa de assinatura eletrônica e digital que cresceu 400% no último ano

Em 2015, quando atuava em uma agência de turismo e tinha o desafio de digitalizar os contratos da empresa em um meio juridicamente válido, Nahim Silva, pediu ajuda do advogado Rafael Figueiredo. Ciente das questões jurídicas e autenticações necessárias que uma plataforma de assinatura eletrônica deveria ter, Rafael buscou alternativas no mercado para ajudar o amigo de infância e, se deparando com um mercado incipiente, percebeu uma oportunidade de negócio. Assim nasceu a D4Sign, plataforma de assinatura eletrônica e digital que permite assinar e digitalizar documentos de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. Desde então, a plataforma processou mais de 60 milhões de documentos, com a disponibilização de 14 métodos de autenticação.

Antes da digitalização, o processo de assinar contratos era consideravelmente mais burocrático e prejudicial ao meio ambiente. Iniciava pela impressão e assinatura do documento, dependia do scanner ou envio de documentos via motoboy e o documento era armazenado em um espaço físico. A D4Sign foi criada para eliminar a burocracia, favorecer a sustentabilidade e garantir a segurança jurídica dos documentos. Na plataforma, é possível assinar e armazenar documentos via computador, tablet ou celular, usar templates em Word/HTML, discutir minutas de contratos sem ter que reenviar o arquivo, enviar contratos em lotes personalizados, assinar e autenticar a assinatura via Certificado Digital, WhatsApp, SMS, E-mail, selfie e até vídeo-selfie.

Ainda, a D4Sign foi pioneira no lançamento da selfie (autenticação por biometria facial), D4Sign Score (autenticação a partir de dados do Governo Federal) e PIX (autenticação bancária) como pontos de autenticação, trazendo, assim, mais segurança e simplicidade para todo o processo de assinatura. Após assinados, os documentos ainda ficam armazenados em um cofre, no qual apenas os proprietários têm acesso.

Por não necessitar de logística, eliminar o papel e a tinta das impressões, a empresa reduziu em 80% os custos com todo o processo. Além disso, com templates, assinatura guiada e diferentes formas de autenticação, a D4Sign tornou as assinaturas 97% mais rápidas que os métodos tradicionais. Os processos também são muito mais sustentáveis, mais de 566 mil litros de água foram economizados, 11.321 árvores preservadas e 203.787 de emissão de CO² evitados. Essas vantagens atraíram mais de 200 mil empresas que usam a plataforma, entre elas Mercado Livre, Unimed, PicPay, Stone, Linx e GRUAirport.

Na pandemia, a medida em que as empresas se viam obrigadas a modificar os fluxos de trabalho para uma operação remota, as assinaturas e armazenamentos online de documentos ganharam força. “Nós já tínhamos um modelo de negócio validado, com capacidade de absorver a alta demanda. Consequentemente, 2020 e 2021 foram anos de muito trabalho. De 2020 para 2021 crescemos 400%”, afirma Rafael Figueiredo, CEO e cofundador da D4Sign.

Prezando pelo crescimento saudável, a D4Sign é bootstrap, mas não descarta uma captação junto a fundos de investimentos no futuro. Em 2022, a expectativa é novamente dobrar o faturamento do ano anterior, para isso a empresa deve anunciar novas funcionalidades e programas de parcerias. “Queremos estar onde está o papel”, finaliza Rafael.

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