A SAP desenvolverá uma solução de big data sob medida para atender às demandas do setor de telecomunicações. O projeto tem como objetivo ajudar a simplificar a TI e promover a inovação nos negócios dos prestadores de serviços de comunicações.
Desenvolvido para ser executado sobre a plataforma de processamento de dados em tempo real e em nuvem (SAP HANA Cloud), o modelo de dados vai oferecer processamento e análise de dados contextuais em tempo real para operadoras de telecomunicações.
Para permanecerem competitivas nos mercados hiperconectados e saturados de hoje, as empresas de telecomunicações precisam explorar seus enormes volumes de dados para conquistar um maior nível de envolvimento dos clientes e ter transações comerciais simplificadas em todos os canais. Também precisam de mais informações sobre o uso das redes e operações economicamente mais eficientes.
"Nossos clientes nos salientam que a necessidade de acessar, controlar e interpretar grandes volumes de dados nunca foi tão grande", afirma Theo Pappas, vice-presidente de indústrias estratégicas da SAP Brasil.
De acordo com estudo do IDC, o volume de dados no mundo deverá crescer dez vezes nos próximos seis anos, atingindo 44 zetabytes (trilhões de gigabytes). Explorando a nova geração de tecnologias de big data, os prestadores de serviços podem obter mais informações sobre comportamentos e preferências dos clientes e como eles interagem com o mundo. É possível extrair o máximo valor desses grandes volumes de dados combinando o poder do processamento in-memory da SAP HANA e a capacidade do Apache Hadoop para armazenar e processar até 100 petabytes ou mais de dados — independentemente da estrutura. Como resultado, eles serão capazes de explorar dados valiosos na organização e encontrar informações ocultas que podem se tornar novas fontes de receita.