Há menos de um ano no Brasil a coreana, TmaxSoft já mostra que veio para ficar. Há dezessete anos no mercado da Coréia do Sul, a empresa começa agora a ganhar o mercado nacional brasileiro com produtos altamente competitivos. A Tmax Soft está presente em 8 países, incluindo o Brasil. Fundada em 97, a empresa começou com soluções desenvolvidas localmente e paulatinamente ganhou espaço passando a concorrer com potências globais de software que antes dominavam o mercado de software coreano. Seu portfólio, inclui soluções de Bancos de Dados (Tibero), Midleware e Framework de aplicações.TmaxSoft_GPC_09

Desde 2003, a TmaxSoft é considerada a líder coreana no segmento de WAS ( Servidor de Aplicativos Web) superando grandes empresas como IBM e Oracle. Com a introdução de várias soluções  como o Jeus e Tibero, Proframe (estrutura de aplicativo) e Open Frame ( solução de re-hospedagem de mainframes) a companha cresceu e galgou o patamar de única fornecedora coreana de soluções corporativas totais no seu país.

Tendo como base  o alto nível tecnológico obtido ao longo desses 17 anos de atividade contínua de P&D e no diferenciado suporte técnico orientado ao cliente, a Tmax tem envidado esforços constantes para se tornar uma das grandes empresas de software do mundo, sendo esta sua principal meta para os próximos anos.

Dentro desse ambicioso plano de expansão a empresa incluiu a América Latina, como um dos grandes mercados a serem conquistados.  Presente no Brasil desde 2014, a matriz escolheu nosso país como o hub de negócios para a América Latina, tendo a frente da operação, Sérgio Camorcio, como responsável pelo desafio.TmaxSoft_GPC_06

Tmax Day

O final do mês de março foi marcado pelo TmaxDay, um evento internacional da companhia que reuniu cerca de 3 mil participantes no elegante bairro de Gangnam Gu, na cidade de Seul. O palco do TmaxDay  foi o centro de convenções Coex Auditorium, o maior centro de exposições e conferências da cidade de Seul.

Estiveram presentes representantes de oito países como: Brasil. Russia, Estados Unidos, Malásia, China, Japão, Singapura e Reino Unido,  entre esses representantes  estiveram usuários, parceiros e distribuidores dos produtos da empresa.

As  apresentações do Tmax Day focaram-se nas novidades e inovações de seus produtos bem como no testemunho de empresas e entidades usuárias quanto a performance, serviços e atendimento da companhia com relação aos usos específicos de cada uma das soluções.

Conforme ressalta  o presidente da TmaxSoft ,Moonsuk Lee, “O encontro é uma oportunidade de estar em contato com os usuários, ouvirmos suas dúvidas e apresentarmos nossas inovações em todo o portfólio de produtos da TmaxSoft. Além disso, reunimos aqui usuários, parceiros, distribuidores de todo o mundo, o que nos permite ter uma dimensão  do mercado global e assim divulgarmos a um grande número de empresas e usuários o que estamos trazendo de novo e quais são nossas expectativas diante do mercado global”, reforça o executivo.

Além das apresentações técnicas e de desempenho dos produtos  o Tmax Day contou também com a apresentação de Case Studies, como foi o caso da Universidade de Yonsei ( Yonsei University), uma das mais conceituadas entidade de ensino da Coréia do Sul.

O team manager da Universidade pública, Sang-deok Park, mostrou os resultados obtidos com o uso do Tibero, softare para banco de dados que superou em muito a expectativa do grupo  especialmente durante um momento crítico para a universidade.

Com cerca de 5 mil estudantes em vários cursos de graduação, durante o início do ano letivo, todos os alunos devem realizar sua matrículas em apenas um curto espaço de tempo e também realizar a escolha das matérias que cursarão durante o semestre.

“Esse é um momento muito esperado pelos alunos, já que as vagas por curso são bastante concorridas “, explica o responsável pela equipe de TI da Universidade. Havia então uma janela de tempo curta para realização desse tipo de serviço oferecido on line pela universidade.

Esse período crítico ocorre todos os anos e no ano passado, a Universidade optou por trocar o seu sistema de Banco de Dados pelo software da TmaxSoft, o Tibero.  Tudo motivado pela meta da Universidade de reduzir custos e de prestar um melhor serviço, visto a exiguidade de tempo que ela tem para realizar esta tarefa, aliado ao incentivo do governo coreano para quem utiliza produtos nacionais, como softwares.   A questão do custo também foi uma determinante já que o antigo provedor exigia que para a realização desta tarefa a compra de mais licenças, o que tornava o inviável diante do budget da entidade, tonando o processo bastante alto para a universidade.

Como resultado, a Universidade realizou a migração em apenas 3 dias de toda sua base de dados, e no período de matrículas e escolhas, segundo Sang-Deok Park, conseguiu um ganho de performance de mais de 60%, conseguindo assim que cada aluno realizasse suas escolhas em menos de 5 minutos, o que resultou no geral, numa economia de tempo e performance.

Um modelo de negócios ousado

O sucesso de público do Tmax Day, mais o grande número de experiências bem sucedidas que foram apresentadas são resultado de uma política ousada para os negócios, uma característica das empresas asiáticas que unem o tradicional ao moderno , sem esquecer a concorrência e as metas ousadas.TmaxSoft_GPC_01

Conforme diz o o presidente da companhia, Moonsuk Lee, tudo começou com um sonho do chairman e fundador da empresa, ainda nos tempos de universidade quando ainda era professor e sua equipe de estudantes que queriam desenvolver produtos nacionais com o mesmo grau de tecnologia e eficiência dos produtos oferecidos pelas gigantes do mercado global.

“Esse mesmo espírito que nos guia até hoje 17 anos depois. Nós entendemos que o futuro econômico tanto da Córeia do Sul quanto dos demais paises depende de ter opções viáveis na área de tecnologia de software. Nós temos a tecnologia de infraestrutura em Data Base e outras que temos desenvolvido como em  middleware e OS. Tendo esses sistemas de infraestrutura e acima de tudo aplicações para estes sistemas, a TmaxSoft está apta a envidar esforços para o futuro da tecnologia na empresas, em qualquer tipo de negócio. Estamos aptos a fornecer tecnologia de ponta e para qualquer tipo de empresa.”, explica o presidente da TmaxSoft.

“Nos entendemos que o futuro depende da tecnologia, queremos transformar o mundo por meio da tecnologia. Temos uma visão muito clara sobre futuro e sobre a tecnologia. Nossos produtos são muito competitivos o nosso principal objetivo hoje no mercado global é criar alternativas . Seja qual for o ecossistema de negócios nada existe sem softwares e soluções, mas identificamos que o principal problema é ter opções. Isso de fato não ocorre. As empresas não encontram alternativas e isso não é saudável para o desenvolvimento.  O que vemos na indústria de Data Base é  que temos poucos competidores com alto grau de de performance.”, argumenta Moonsuk Lee.

O presidente da Tmax está confiante quando ao grande desafio da empresa. “O que a TmaxSoft está fazendo neste momento é exatamente criar essa tão deseja alternativa para este mercado. Essa é a nossa principal missão no momento. Nos apresentarmos como uma empresa inovadora, que possui alta tecnologia e oferece o  desempenho esperado em suas soluções e ser para o mercado global a alternativa para quebrar o monopólio. de grandes fornecedores.”, reitera.

Para isso, Lee acredita que em termos de competição o fator custo , o mais preponderante na opinião da grande maioria dos usuários, já é uma realidade. “Temos demonstrado que somos altamente competitivos, o que é muito atrativo para os usuários do mercado. Em termos de funcionalidades desenvolvemos para atender aos clientes com altos padrões de exigência, mas estamos desenvolvendo novos features para que nossos produtos venham, no futuro próximo, superar as expectativas dos usuários.”, garante o executivo e alerta: “Como novidade posso assegurar que até o próximo ano estaremos com uma solução competitiva e diferente na área de banco dados que irá revolucionar este segmento.  Com isso, os usuários comuns de sistemas de data base podem estar certos que além de uma alternativa econômica , vão poder contar com um produto inovador que os fará ter, finalmente, uma alternativa de alta tecnologia para seus negócios e que nos alçará como líderes desse mercado no mundo”.

Crescimento e Expansão

O que ficou claro na estratégia de negócios da TmaxSoft é que a empresa está empenhada em criar soluções com alta tecnologia, com preços competitivos, mas com diferenciais como o serviço e atendimento totalmente focado nas necessidades de cada cliente.TmaxSoft_GPC_11

“Nossa grande diferença hoje são nossos serviços. Hoje provemos que cada país onde atuamos tenha uma equipe local para atendimentos personalizado  e uma equipe de engenheiros aqui na Córeia, pronta para o desenvolvimento tecnológico para cada caso”, reforça Moonsuk Lee. 

para que isso seja realmente uma realidade a empresa optou em ter um time local independente com técnicos locais baseados em cada país para prover todo o auxílio necessário para cada situação, na linguagem local e com todas as peculiaridades de cada país.

“Esse é o nosso modelo de negócios é fundamental para ampliarmos e expandirmos nossa base de usuários nos países onde estabelecemos a empresa. Não somos só uma empresa coreana, somos uma empresa local com raízes e tradições coreanas e mais que isso, somos uma empresa mundial.  Uma empresa local apta a desenvolver soluções tecnológicas com produtos voltados para a cultura local.”, reforça o presidente da empresa,  “Esse é um novo modelo de negócios para os novos tempos”.

A globalização da empresa é uma realidade. A TmaxSoft está presente em 8 países incluindo o Brasil. Mas o grande diferencial desse projeto de expansão como contou o presidente da empresa, é atuar ao mesmo tempo num grande número de cidades simultaneamente. Optamos por um modelo de negócios como um protótipo que permite que você implante esse modelo em vários países de uma só vez. Com isso, a presença da TmaxSoft acontece ao mesmo tempo em vários lugares com a rapidez necessária para que a expansão aconteça e que o objetivo de ser uma das grandes empresas do mercado global aconteça no prazo estipulado de cinco anos.

“Temos uma ideia muito clara sobre nossos produtos, sobre nossa estratégia e sobre nossa cultura. E todos estes elementos estarão presentes em cada pais em que atuamos. Estamos hoje presentes  na América Latina (Brasil), na Europa ( Reino Unido), no Leste Europeu (Russia), no Leste da Asia ( Coréia )  e no Oeste (Cingapura) e no Oriente Médio e Africa (Dubai - até o final de 2015).  Como próximos passos estaremos estendendo nossas atividades  por meio dos países hub para países vizinhos. Está nos nossos planos  em 2015 cobrirmos mais de 30 países˜, reforça Lee. 

Relacionamento: a chave do sucesso

Como estratégia a TmaxSoft pretende crescer e crescer rapidamente. Diante dessas premissas o Diretor de Vendas Sérgio Camorcio, responsável pela operação no Brasil e na América latina está afinado com as perspectivas da companhia.   “ Nossa estratégia é muito forte e muito bem desenhada para as nossas necessidades. Nós brasileiros e latinoamericanos temos nossas particularidades, nosso desafio linguistico e também nosso próprio modo de fazer negócios. E entendendo esse desafio, que é comum a cada país, a TmaxSoft desenvolveu suas equipes. Isso se reflete também no relacionamento com os parceiros. O papel dos parceiros nesse processo é muito importante e relevante para nossa estratégia ser bem sucedida.”, explica Camorcio.TmaxSoft_GPC_07

De acordo com o executivo brasileiro, o grande diferencial além do preço das soluções reside exatamente neste relacionamento próximo, amigável e flexível. “Com essa abordagem e oferta estamos abrindo a oportunidade para que a empresa tenha uma relação fortalecida com os clientes, assim promovemos nossos parceiros e portfólio, com os serviços com este tipo de embasamento proporciona”, reitera.

A meta é ambiciosa para a TmaxSoft, ser a número um em soluções de infraestrutura e data base nos próximos 5 anos. “Estamos totalmente confiantes que este desafio será atingido. A essência do nosso negocio é a tecnologia. O domínio da tecnologia assegura que os produtos continuem e sobrevivam. Estamos preparando nossa companhia para competir no mercado global quebrando alguns paradigmas. Nosso ecossistema de trabalho, nosso portfólio nosso sistema de parcerias nos ajudará a atingir este objetivo. Somos uma empresa focada na transformação digital de forma disruptiva e inovadora para qualquer que seja o business”, conclui Moonsuk Lee.

* A editora Susana Batimarchi participou do Tmax Day, em Seul/Coréia, a convite da empresa.