É indiscutível que a indústria de companhia aérea produz e continua a produzir enormes volumes de dados todos os dias. Isto, por sua vez, cria uma “corrida de dados”, onde as companhias aéreas se esforçam para adquirir, armazenar, e analisar esses dados a fim de se diferenciar da concorrência.
E, enquanto alguns já começaram a aproveitar um pouco do valor dos dados, muitos ainda não têm conhecimento dos dados que já possuem, e o mais importante, como podem ser usado.
Mas o Amadeus Performance Insight, que está sendo lançado hoje, pode ajudar as companhias aéreas de todos os tamanhos a entender melhor o seu desempenho, usando dados para ajudá-los a tomar melhores decisões de negócios.
Com certeza, qual companhia aérea não gostaria de descobrir uma fonte de receita inexplorada, elevar os rendimentos por passageiro, obter uma imagem mais precisa das necessidades e tendências dos viajantes?
Tudo isso é possível com a nova tecnologia por trás do Amadeus Desempenho Insight. Sua arquitetura aberta, baseada em nuvem, significa que ele pode integrar vários feeds de dados, é escalável e flexível para atender as necessidades das companhias aéreas, sem limite sobre a quantidade de dados que pode manipular.
Com o Amadeus Performance Insight as companhias aéreas também podem receber insights para compreender picos e quedas nas compras de viagens, e outros padrões de compra para ajudá-los a gerenciar melhor a demanda e construir ofertas personalizadas. As companhias aéreas também podem analisar a demanda de reservas, o fator de fornecimento e carga de rotas para garantir eficácia nas estratégias de preços e, potencialmente, melhorar a rentabilidade e as operações com a identificação de ineficiências e monitoramento do desempenho em tempo real.
Pascal Clement, diretor de Travel Intelligence da Amadeus, disse: "A maioria das companhias aéreas globais estão enfrentando um aumento de 50% em seus dados a cada ano. Grandes e pequenas companhias aéreas, muitas vezes apenas mantém, detém e processa uma quantidade muito pequena de dados, perdendo centenas de oportunidades minuto a minuto."
"Devido aos sistemas fragmentados e a variedade de formatos em que os dados se encontram, receber instantaneamente insights de negócios requer ferramentas de inteligência de viagens avançadas. O Amadeus Performance Insight permite às companhias aéreas obter essa possibilidade. Ele oferece às companhias uma melhor visibilidade em relação às projeções comerciais futuras, dá acesso imediato a forma como o negócio está sendo conduzido e economiza tempo e dinheiro com relação ao processamento manual de dados."
Floyd Smith, GM Air Vanuatu Sales & Marketing disse: "A análise de dados desempenha um papel fundamental ao nos ajudar a tomar decisões, particularmente a respeito das operações de negócios e estratégia. O Amadeus Performance Insight ajuda a entender rapidamente como o nosso negócio está funcionando, sem perder tempo para introduzir manualmente as informações. Em vez disso, podemos nos concentrar em entender as necessidades e tendências de passageiros e usá-los para avaliar nossa estratégia de negócios."
Para aquelas companhias aéreas que estão nos estágios iniciais da sua estratégia de inteligência de negócios, o pacote padrão do Amadeus Performance Insight possui cinco painéis principais, proporcionando uma visão aos altos executivos e aos departamentos de vendas, marketing, operações e de gestão de receitas. Para as organizações mais maduras, a Amadeus também projetou uma série de módulos avançados que complementa novas fontes de dados a partir de sistemas existentes de uma companhia aérea para ajudar a descobrir oportunidades de crescimento. O pacote também inclui soluções personalizadas para atender às necessidades das companhias aéreas em relação a integração de dados, hospedagem, processamento e visualização.
A Avianca Brasil, a Air Vanuatu e ECAir são alguns dos atuais clientes do Amadeus Desempenho Insight.