A Inteligência Artificial já está transformando a forma de trabalho, na visão da UiPath

A Inteligência Artificial já está transformando a forma de trabalho, na visão da UiPath

A UiPath (NYSE: PATH), empresa líder em software de automação empresarial abriu o segundo dia de apresentações do evento RPA + AI EXPO 2022 com a palestra “Ampliando os Horizontes do RPA através da Inteligência Artificial”, ministrada por Leonardo Costa, principal sales engineer da UiPath para a América Latina. O evento foi promovido nos dias 04 e 05 de maio pelo Instituto Information Management na Amcham Brasil, zona Sul de São Paulo.

O executivo falou sobre como automatizar tarefas rotineiras e burocráticas pode devolver às pessoas mais tempo para que executem atividades de maior valor agregado nas empresas. “A UiPath defende a ideia de um robô para cada pessoa. Assim como hoje utilizamos nossos smartphones para tudo, acreditamos que teremos um assistente digital que execute automações, faça integrações com diferentes sistemas, que nos tire a sobrecarga das tarefas repetitivas. Os robôs farão parte da nossa realidade de trabalho”, exemplificou.

De acordo com Leonardo, a companhia também visa democratizar o desenvolvimento da automação, por meio de um software que entregue simplicidade de uso, assim como um smartphone entrega hoje, a cada pessoa, diversas funções que podem ser executadas de forma intuitiva. “Nossa plataforma traz uma abordagem low code ou no code. Queremos ter cada vez mais desenvolvedores cidadãos capazes de automatizar o que puder ser automatizado, trazendo eficiência ao negócio e proporcionando mais produtividade aos trabalhadores”, afirmou.

Segundo o engenheiro, há diversas possibilidades de trazer inteligência artificial a diferentes áreas de trabalho via Robotic Process Automation (RPA), como a extração de dados de um documento, análise de sistemas de dados ou mesmo casos mais complexos. “Hoje acompanhamos o aumento do poder da computação, algoritmos mais inteligentes e um aumento exponencial da quantidade de dados digitais. É uma realidade. E esses dados precisam ser processados de forma inteligente”, disse.

O executivo mencionou alguns estudos de mercado que evidenciam o avanço do RPA na estratégia das empresas e especialmente o avanço da Inteligência Artificial. “A última década foi sobre IA do consumidor. Agora a IA está entrando no local de trabalho”, afirmou.

“Segundo a Deloitte, por exemplo, a automação inteligente será mais amplamente utilizada para reduzir os custos dos processos de negócios em média entre 25% a 40%. De acordo com o Gartner, até 90% das organizações terão implementado o RPA associado à Inteligência Artificial em seus processos de alguma forma também até 2023”, disse.

Na visão de Leonardo, esse avanço está diretamente atrelado ao avanço da compreensão dos casos de uso. “Quanto mais as organizações compreendem a aplicabilidade da tecnologia e todos os benefícios que ela proporciona, mais investem e também mais têm retorno”. O executivo trouxe exemplos de uso das tecnologias associadas (RPA +IA) em diferentes setores. Na Saúde, por exemplo, para gerenciamento de contas a receber de pacientes, previsão de reivindicação médica fraudulenta; no Varejo, gerenciamento de inventário, planejamento de merchandising, otimização de preços; nas Finanças, para detecção de fraudes, aprovação de empréstimo pessoal, entre muitas outras possibilidades.

Mas há muito o que avançar. Segundo o executivo, há estudos que indicam que apenas 16% dos projetos de IA entram em produção. “Considero esse número ainda baixo, apesar do avanço. O potencial é enorme. É preciso que a linha executiva, isto é, as lideranças entendam melhor o retorno do investimento”. Ele destacou - como traz o estudo Deloitte Insights -- Automation with Intelligence - a falta de mão de obra qualificada na área, a busca por profissionais como cientistas de dados e possíveis riscos com segurança de dados como alguns dos entraves para esse crescimento não ter acelerado ainda mais.

Leonardo destacou o longo histórico de evolução da UiPath no RPA e que já em 2018 a companhia apresentou uma importante inovação na plataforma, embarcando machine learning para a compreensão das telas via Computer Vision. “Agora estamos na fase da Automação Semântica: trabalhando no aprimoramento da relação entre aplicativos, dados e documentos. Muito mais está por vir” Ele relembrou que a companhia trabalha com o propósito de habilitar a empresa totalmente automatizada: “na UiPath auxiliamos os nossos clientes em toda a jornada da automação. “Nossa plataforma viabiliza a descoberta do que pode ser automatizado, a construção das automações, o gerenciamento dos processos e seu escalonamento, a execução e o envolvimento entre pessoas e robôs para uma colaboração que traga benefícios para todos”.

Share This Post

Post Comment