10 virtudes sociais de sucesso em 2015

O social está na moda. Não só as redes sociais como o Facebook e o Twitter, mas também o comportamento capaz de facilitar troca de ideias e conhecimento. Doug A. Sandler, autor do best seller “Nice Guys, Finish First” e articulista do Huffington Post, descreveu os 10 hábitos que qualquer pessoa que deseja sucesso nessa área deve ter. São dicas que não estão longe do senso-comum, mas o autor alerta para a quantidade de vezes que vemos que esse senso comum virou uma vala-comum. Para ele, o C-Level e demais profissionais das empresas ficam tão focados nos negócios que às vezes esquecem que estão tratando com pessoas e põe tudo a perder.

1- Mantenha o contato visual. Esqueça sua mesa e seu smartphone ou tablet por um momento e lembre-se que o interlocutor é uma pessoa que merece atenção.

2- Linguagem corporal adequada.
Não é o que você diz, mas como diz. O corpo inteiro transmite mensagens e algumas dessas significam que você odeia conversar e ouvir. Então, pra que você está nessa reunião.

3- A diferença entre ser assertivo e ser agressivo. Algumas atitudes podem transformar a opinião em agressão. Conheça os limites de cada conversa e aprenda a transmitir suas ideias.

4- Conheça os canais certos. Hoje temos diversos meios de nos comunicarmos. Cada um adquiriu características ao longo de sua vida. O e-mail ainda é ótimo para memorandos e relatórios. Mas não tente fazer isso nas mídias sociais.

5- Flexibilidade e cooperação. No mundo corporativo, ninguém é dono da verdade. Por isso aprenda a escutar e colaborar com os projetos, mesmo que eles estejam no começo e com ajustes a serem feitos.

6- Aceite críticas sem ser defensivo.
Uma virtude que mostra como você escuta os mais experientes e absorve novas informações. Não precisa criar uma desculpa em cada crítica ou refutá-la sempre. Ouça, aprenda.

7- Permaneça positivo. É uma qualidade que serve a todo momento e mostra quanto uma pessoa é equilibrada e bem-sucedida. Pessoas positivas atraem tudo que faz um negócio evoluir.

8- Seja um bom aluno. A vida, especialmente a corporativa, é cheia de lições. Esteja aberto a esse aprendizado, isso fará de você alguém que sempre fará as perguntas certas na hora certa.

9 – Mostre respeito pelo outro. Não importa sua posição no mundo dos negócios, é preciso ser humilde com qualquer um. É uma habilidade essencial para quem dirige empresas ou é líder de equipes.

10- Seja humano. Nós somos únicos, mas temos a mania de copiar. A falta de habilidades para o mundo corporativo faz isso aumentar muito. Deveríamos fortalecer mais essa noção de indivíduo que nos faz humanos. Sem arrogância.

Share This Post

Post Comment