A Progress acaba de formalizar uma parceria comercial com a Software.com.br, maior revenda de software corporativo do Brasil. O objetivo da operação, para a Progress, é alavancar o mercado local para a sua tecnologia DataDirect, que reúne componentes para a integração de dados multiplataforma, hoje já bastante disseminados junto a integradores de sistemas e desenvolvedores de aplicação com tecnologia Progress embutida.
Do ponto de vista da Software.com.br, a aproximação com a Progress coincide com sua estratégia de se constituir como um ‘one-stop-shop’ na área de software corporativo, tanto para os ambientes de dados tradicionais da indústria, quanto para as novas necessidades do progressivo mercado open-source.
Com mais de oito mil clientes ativos, em áreas que vão de utilities ao varejo, passando por bancos, ISPs, governo, manufatura e indústria, a Software.com.br é um parceiro graduado dos grandes provedores globais de tecnologia de dados, como Oracle, Microsoft, Sybase e centenas de outros fabricantes de software. Através da tecnologia agnóstica da Progress, a empresa ajudará centenas de usuários corporativos a otimizar sua integração de dados, de modo a extrair mais valor de suas estruturas de TI.
De acordo com Marcos Primo, Diretor da Progress Brasil, a forte vocação da Software.com.br, para identificar oportunidades de vendas e agilizar a entrega de licenças para o usuário final, é importante para que a Progress possa guarnecer uma área de demanda cujo atendimento ficava exclusivamente por conta de equipes internas. “Sem dúvida, uma grande revenda como a Software.com.br, focada nas vendas diretas, trará novos horizontes para essa atividade de entrega, que não é a especialidade dos nossos consultores internos”, assinala Primo.
Segundo ele, a Progress Brasil vinha atendendo este mercado de usuários finais, quase sempre, de forma apenas reativa, embora seja expressivo o movimento de leads que entram mensalmente ao ‘pipeline’ da companhia.
Na visão do Diretor da Software.com.br, João Domingues, o mercado de bancos de dados está mudando rapidamente, em função de fenômenos como a virtualização, o avanço da mobilidade e a migração dos dados e da estrutura de processamento para a nuvem. “A tecnologia ODBC da família DataDirect da Progress está perfeitamente sintonizada com este novo cenário, uma vez que torna muito mais ágil e mais simples a integração das múltiplas bases de dados que compõem o atual ambiente de informação de negócios”, afirma Domingues.
Para o executivo, outro ponto favorável à Progress na atual conjuntura de TI, está no grande interesse das empresas em viabilizar a exploração de big data para o conhecimento de mercado e para a antecipação de tendências. “Atividades desse tipo impõem a necessidade de práticas como a clusterização, a adoção de silos de dados e, portanto, de interoperabilidade máxima, tal como é viabilizado pelos componentes da família DataDirect”, comenta ele.
Para Ana Paula Duarte, Diretora de Alianças e Canais da Progress para a América Latina, a nova parceria com a Software.com.br representa um passo importante na nova política de canais da Progress, até recentemente centrada na aliança com parceiros de aplicações e com os desenvolvedores independentes.
“Ao fortalecer o canal de entrega direta pra as empresas, a Progress poderá alargar fortemente a base atual de usuários, o que, de maneira indireta, representa novas oportunidades de vendas para os provedores de valor agregado e de software com tecnologia Progress”, comenta Ana Paula.
Mundialmente, a tecnologia Progress está presente em mais de 140 mil empresas usuárias de 175 países e empregada por mais de 4 milhões de pessoas.