Seguindo a tendência de mercado em decorrência do crescimento do e-commerce – só em 2015, segundo a E-bit, o setor faturou R$ 41,3 bi, o que significa uma expansão de 15% em relação ao ano anterior – a Avaya, fornecedora global de software de comunicação, colaboração e serviços para empresas de todos os portes e em todo o mundo, firma parceria com a TI Mix, especializada na venda de soluções online, que em conjunto com a Westcon, empresa distribuidora de tecnologia e soluções líderes de mercado em comunicações unificadas, infraestrutura de rede, mobilidade, data center e segurança, leva seus produtos ao Brasil inteiro por meio da venda digital.
“O nosso objetivo com essa parceria e novo go-to-market é permitir que nossas soluções alcancem ainda mais clientes, em mais localidades e com mais agilidade e facilidade. Desta maneira também contemplamos um mercado que não é atendido em suas demandas pelos canais tradicionais, cuja abordagem é mais complexa e – dessa forma - envolve projetos mais complexos. A adesão ao e-commerce está totalmente alinhada às mudanças na maneira de comprar das empresas e tem a ver com a Transformação Digital pela qual estamos todos passando nos últimos anos – em todos os setores – e isso com certeza irá contribuir positivamente com a venda e reconhecimento das soluções e marca Avaya”, afirma Marcia Golfetti, diretora de Canais da Avaya Brasil.
A iniciativa foi possível graças ao desenvolvimento da plataforma de vendas via website da TI Mix, integrada em tempo real com as informações de estoque da Westcon, que faz toda a logística de compra de produtos da Avaya e distribui para os canais. “Desenvolvemos um website no qual as empresas e revendas tradicionais podem comprar software ou hardware, de acordo com sua demanda. Pelos resultados que temos tido com o negócio, podemos afirmar que atendemos a uma real necessidade do mercado: só no último ano, tivemos um crescimento de 100%. Nossa expectativa é crescer 100% anualmente, afirma Guerino Macanhan, Diretor da TI Mix.
A plataforma desenvolvida pela Westcon e integrada ao site da TI Mix permite mais agilidade e segurança nas compras, já que ela distribui e controla todo o estoque dos produtos. Segundo Marcelo Murad, da Westcon, ter uma revenda nesse formato é inovador e pioneiro, ainda mais porque o mercado é carente de serviços como esse que garantem simplicidade na escolha e rapidez na entrega.
“Sabemos que, embora promissor, o e-commerce B2B ainda tem muito a amadurecer e crescer no mundo todo. Quando desenhamos essa estratégia de vendas, o objetivo era também possibilitar a pequenas empresas um acesso mais rápido às soluções. Em pouquíssimo tempo, observamos um crescimento significativo das vendas, pois se trata de produtos de alto giro e de baixa complexidade”, complementa Marcelo Murad, diretor de produtos e marketing da Westcon.
Com o crescimento do negócio, a TI Mix passou a fornecer equipamentos Avaya, tais como telefones de variados modelos e dispositivos de rede, e os preços atrativos, pronta entrega e qualidade dos produtos tiveram excelente receptividade, com as vendas crescendo muito rapidamente. Isso garante que as empresas crescerão juntas, aumentando o portfólio a ser vendido, dentro da demanda do perfil dos clientes da TI Mix. Embora a empresa não faça a instalação e customização das soluções, ela disponibiliza uma estrutura de venda consultiva, que ajuda a melhorar e adequar a compra das empresas de acordo com as necessidades de negócio de cada organização.
Para a Avaya, essa também é uma forma de fortalecer sua atuação no midmarket, já que grande parte da audiência do site é formada por pequenas e médias empresas. “O importante é que as organizações tenham fácil acesso às soluções e que consigam de fato inseri-las estrategicamente nos seus objetivos de negócios, sempre contando com o suporte e apoio de toda a estrutura da Avaya”, conclui Marcia.