Online em um mundo sem PC

De acordo com um levantamento realizado pela Opera Software em mais de 24 países, incluindo o Brasil, aproximadamente metade dos usuários de seus softwares para navegação na web, Opera Mini e Opera Mobile, são apenas de web móvel e nunca utilizaram um computador normal para se conectar à Internet. Globalmente, 56% dos usuários do Opera acessam a internet apenas por meio do celular contra 43% não-usuários Opera.

Em muitos lugares, a principal razão para os usuários navegarem pelo celular é que o telefone móvel é, para muitos, a única maneira de acessar a internet. Nos países em desenvolvimento, o computador de acesso é algo inexistente ou raro, fazendo do telefone móvel o principal, e muitas vezes único, meio de se conectar online. Na Índia, por exemplo, 40% de todos os entrevistados citaram o celular como o único dispositivo possível para ter acesso à Internet, contra 48% na Indonésia e no Paquistão.

Os dados das Filipinas, Brasil e Indonésia, mostram que as atividades mais populares nesses países são a visita e a atualização das redes sociais. Já Bangladesh, por exemplo, é o principal mercado para download de jogos, enquanto o Quênia lidera o download de músicas e o Senegal de vídeos. Na maioria dos países, os usuários do Opera são mais jovens e têm maior grau de instrução. Os usuários de Opera Mini e Opera Mobile estão mais satisfeitos do que aqueles que utilizam os navegadores nativos de seus celulares.

 

Share This Post

Post Comment