IBM divulga primeiro chip com tecnologia de 2 Nanômetros do mundo, abrindo uma nova fronteira para semicondutores

IBM divulga primeiro chip com tecnologia de 2 Nanômetros do mundo, abrindo uma nova fronteira para semicondutores

A IBM (NYSE: IBM) revelou um avanço no processo e design de semicondutores com o desenvolvimento do primeiro chip do mundo com tecnologia 2 nanômetros (nm) nanosheet. Semicondutores desempenham papéis decisivo em tudo, desde informática, a eletrodomésticos, dispositivos de comunicação, sistemas de transporte e infraestruturas críticas.

A demanda pelo aumento no desempenho e na eficiência de energia de chip continua a crescer, especialmente na era da nuvem híbrida, IA e da Internet das Coisas. A tecnologia do novo chip de 2 nm da IBM ajuda a evoluir o atual conhecimento da indústria de semicondutores, abordando essa demanda crescente. É projetado para alcançar um desempenho 45% maior ou um uso de energia 75% menor em relação ao chip de 7 nm node, atualmente o mais avançado¹.

Os benefícios em potencial desses avançados chips de 2 nm poderia incluir:

• Quadruplicar a vida da bateria do celular, exigindo apenas que os usuários carreguem seus dispositivos a cada quatro dias².

• Reduzir a pegada de carbono dos data centers, que representam um por cento do uso de energia global³. Substituir todos os servidores com processadores baseados em chips de 2 nm poderia reduzir esse número significativamente.

• Acelerar drasticamente as funções dos laptops, oferecendo um processamento mais rápido em aplicações, auxílio mais fácil na tradução de línguas e acesso à internet mais rápido.

• Contribuir para uma detecção mais rápida de objetos e tempo de reação em veículos autônomos, como os carros autodirigidos.

"A inovação da IBM refletida neste novo chip de 2 nm é essencial para toda a indústria de semicondutores e de TI", disse Dario Gil, SVP e Diretor de IBM Research. "É o produto da abordagem da IBM de enfrentar desafios de alta tecnologia e uma demonstração de como as inovações podem resultar de investimentos sustentados e de um trabalho colaborativo entre o ecossistema de P&D".

IBM na vanguarda da inovação em semicondutores

Essa última descoberta se baseia em décadas de liderança da IBM em inovação de semicondutores. Os esforços de desenvolvimento de semicondutores da companhia são baseados no trabalho do Laboratório de Pesquisa localizado no Albany Nanotech Complex, em Albany, NY, onde os cientistas da IBM trabalham em uma colaboração fechada com parceiros de setores públicos e privados para ultrapassar os limites da escala lógica e capacidades dos semicondutores.

Essa abordagem colaborativa para a inovação torna a IBM Research Albany um ecossistema líder no mundo para pesquisa de semicondutores e cria um forte cronograma de inovação, ajudando a atender às demandas de fabricação e acelerar o crescimento da indústria global de chip.

O legado da IBM de descobertas de semicondutores também inclui a primeira implementação de processos tecnológicos de 7 nm e 5 nm, célula DRAM única, Leis de escala de Dennard, foto resistência amplificada quimicamente, interconexão de fiação de cobre, tecnologia de Silício com Isolador, microprocessadores multicore, portão dielétrico High-k, DRAM embutido, e empilhamento de chip 3D. A primeira oferta de comercialização da IBM incluindo os avanços em 7 nm da IBM Research serão estreadas no fim do ano no IBM POWER10, baseado no IBM Power Systems.

50 bilhões de transistores em um chip do tamanho de uma unha

Aumentar o número de transistores por chip pode torná-los menores, mais rápidos, mais confiáveis e mais eficientes. O design de 2 nm demonstra a escala avançada de semicondutores usando a tecnologia nanosheet da IBM. Essa arquitetura é a primeira da indústria. Desenvolvido em menos de quatro anos após a IBM ter anunciado o marco histórico no design de 5 nm, esse último avanço permitirá que o chip de 2nm se ajuste a até 50 bilhões de transistores em um chip do tamanho de uma unha.

Mais transistores em um chip também significa que os designers de processador têm mais opções para infundir inovações de core-level, melhorando as capacidades para cargas de trabalho de última geração, como IA e computação em nuvem, bem como oferecer novos caminhos para segurança reforçada de hardware e encriptação. A IBM já está implementando outras melhorias inovadoras nas últimas gerações do hardware IBM, como o IBM POWER10 e o IBM z15.

Share This Post

Post Comment