Por que contratar um serviço de BPO Fiscal?

Por que contratar um serviço de BPO Fiscal?

O empresário ou o administrador da empresa sempre tem como seu principal objetivo focar a atenção de seus comandados nos negócios a serem explorados por suas empresas.

Utilizar as preciosas e caras horas de trabalho para manter-se atualizado em um assunto que não é de seu domínio completo e mais, pouco agradável, pode ser traduzido como “horas com altas doses de desmotivação”, que sinceramente mais parecem “perda de tempo”. E é, pois no final das contas, representa a retirada de dinheiro do seu bolso ou do seu caixa sem efetivamente trazer qualquer resultado.

A terceirização da atividade de controle fiscal, que podemos chamar de BPO (Business Process Outsourcing) Fiscal, apresenta todas as tarefas impostas pela legislação para atender as obrigações fiscais principais e acessórias nas esferas federal, estaduais e municipais.

Este processo propõe apurar os mais variados tipos de impostos incidentes ou atribuídos à empresa e seus negócios, desenvolvendo fórmulas e processos para buscar em seus sistemas de controles internos os dados e informações que a fiscalização exige para a administração de cada um desses tipos de impostos, e da forma e nos detalhes definidos em Leis, Decretos, Portarias, Convênios, Instruções, Pareceres e outros Atos Legais de todas as esferas dos governos, incluídas suas Secretarias de Fazenda e Finanças.

Para completar o cenário que precisamos para concluir o assunto BPO, acrescentamos a complexidade para interpretação de todas as normas legais publicadas, nem sempre claras o suficiente diante da aplicabilidade nos negócios que atua a empresa e das operações externas necessárias para exercerem suas atividades.

Existe um mundo de conhecimentos necessários e especializações em cada modalidade de tributo para chegar ao objetivo final, que é atender com exatidão e precisão os entes fiscalizadores, sob pena de multas e outras penalidades.

Nesse momento é que o empresário ou o administrador da empresa deve olhar com atenção essa atividade sob a qual não tem um domínio total e procurar uma solução: terceirizar o estágio de seu processo de negócio representado pelo atendimento às obrigações fiscais principais e acessórias.

Sendo assim, por que não dar foco naquilo que o empresário é expert, na atividade para a qual o administrador da empresa foi contratado e está apto a desenvolver? Por que desviar sua atenção dos negócios para discutir detalhes operacionais para confecção de um arquivo magnético exigido pelo fisco? Por que ocupar espaço na memória guardando número de atos legais e parte dos seus textos? Afinal, esses atos são efêmeros, pois rapidamente são revogados ou substituídos por outros mais atuais ou “modernos”. Por que perder precioso tempo da empresa com essas questões fiscais ao invés de utilizá-lo para o crescimento econômico da organização? Por que todo esse esforço se é possível contar com especialistas nas questões fiscais?

A solução de BPO – Fiscal está à mão do empresário ou do administrador da empresa e promoverá redução de seus custos, uma vez que os especialistas podem sugerir alternativas operacionais que buscam para economia na apuração dos impostos e se apresentar com mão de obra esporádica para levantamentos de créditos de impostos não aproveitados, atendimentos a intimações fiscais e estudos de planejamento tributário.

Atualmente, ter um BPO – Fiscal à disposição da empresa é uma necessidade para o crescimento de qualquer organização, seja ela de qualquer ramo de atividade.

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2017/05/thumbnail-edmir-teles.jpg[/author_image] [author_info]Edmir Teles

Gerente de consultoria BPO da Divisão Aplicativos da SONDA[/author_info] [/author]

Share This Post

Post Comment