CFOs buscam mais valor da RPA através do Process Mining

CFOs buscam mais valor da RPA através do Process Mining

Por Amanda Borba, Comunicação e Marketing em HDB Systems

Oitenta por cento dos CFOs veem o investimento em process mining como chave para obter melhores retornos da RPA, segundo uma pesquisa da Gartner Inc. Ao implementar o RPA, os líderes financeiros concordam que as finanças devem acelerar significativamente sua implementação de tecnologia digital. Eles apostam na automação de processos robóticos (RPA) e na inteligência artificial para apoiar efetivamente seus negócios até 2025.

A pesquisa, realizada em dezembro de 2021 com 400 líderes financeiros mostrou uma ampla expansão do kit de ferramentas de tecnologia CFO sendo usado para impulsionar a eficiência, agilidade e produtividade. A RPA continua sendo a tecnologia mais citada pelos entrevistados para dar suporte a seus objetivos de hiperautomação (consulte a Figura 1), mas a tecnologia ainda precisa fornecer um alto nível de valor aos departamentos financeiros.

“Apesar do investimento contínuo em RPA, os CFOs estão percebendo que precisam de um kit de ferramentas mais amplo para atingir seus objetivos de automação completos”. Disse Nisha Bhandare, analista VP na prática de finanças do Gartner. “Para obter maior valor de seus investimentos em RPA, os CFOs estão se voltando para um conjunto de tecnologias de eficiência complementares, como process mining, que continuará sendo um futuro impulsionador de crescimento da RPA nos próximos anos.”

Figura 1: Porcentagem de entrevistados que associam tecnologia a fatores de valor primário específicos

Gráfico exemplifica a pesquisa feita pela Gartner com 400 líderes financeiros. Ela mostra as tecnologias que CFOs consideram mais importante quando o assunto é entrega de valor e melhora na receita da empresa. RPA, Process Mining e automação de relatórios são as preferidas.

Fonte: Gartner (abril de 2022)

Na pesquisa os CFOs foram questionados sobre 16 tecnologias diferentes dentro da categoria de automação e otimização de processos. É possível ver um aumento nos investimentos em relação aos níveis atuais nos próximos dois anos em três tecnologias: automação de relatórios, RPA e process mining. Dessas três tecnologias, apenas a automação de relatórios foi classificada como atualmente fornecendo “alto valor” aos departamentos financeiros.

“Os processos financeiros são complexos, cheios de exceções e dependem de julgamento e experiência no assunto”, disse Bhandare. “Atualmente, isso limita a criação de valor do RPA, e os CFOs precisam explorar opções adicionais para aprimorar a utilidade do RPA e, em alguns casos, selecionar tecnologias mais adequadas para seus objetivos de automação.”

Process Mining atrai maior investimento para RPA

Os resultados da pesquisa, segundo a Gartner, indicam três principais impulsionadores do crescimento da RPA nos próximos dois anos: aprendizado de máquina incorporado, entrega em nuvem e integração com process mining. Embora o process mining ainda seja uma tecnologia exploratória, ainda não sendo amplamente adotada pelos departamentos financeiros, o potencial para aprimorar o RPA a torna uma tecnologia atraente dentro da categoria.

O process mining é projetado para descobrir, monitorar e melhorar processos reais analisando logs de eventos em sistemas de informação. Os líderes financeiros podem revisar exatamente o que aconteceu durante a execução de seu processo após os logs de eventos serem analisados ​​pelo algoritmo de process mining. Essa tecnologia pode ser usada de três maneiras distintas e aditivas, incluindo:

  • Descoberta de processo – Construa um modelo para revelar como um processo atual está operando;
  • Conformidade do processo – Compare o processo do evento real com seu modelo ideal;
  • Aprimoramento de processos – Melhore ou estenda processos, inclusive com RPA.

“A mineração de processos oferece aos líderes financeiros uma ferramenta para identificar as causas-raiz de ineficiências e exceções em tempo real”, disse Bhandare. “Isso oferece a oportunidade de simplificar e corrigir processos que podem ter sido percebidos como resistentes à automação e introduzir mais oportunidades para usar RPA – e automação de forma mais ampla – para obter eficiência adicional e ganhos de custo.”

A HDB Systems é especialista em process mining e sua integração com RPA. Quer saber mais? Entre em contato!

Publicado originalmente em HDB Systems

Share This Post

Post Comment