Stefanini, provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia, apresenta na 21ª Feira Hospitalar 2014, realizada de 20 a 23 de maio, em São Paulo, nova solução de rastreabilidade para o setor da saúde em parceria com a PTInovação. A solução consiste em uma plataforma capaz de controlar uma grande quantidade de ativos (medicamentos) em tempo real, provendo total controle da cadeia. Graças à solução, é possível monitorar minuciosamente desde a impressão dos códigos nas caixas de medicamento, até o momento de uso do medicamento pelo paciente.
A solução de rastreabilidade da Stefanini permite um melhor conhecimento sobre a cadeia logística que envolve a distribuição e venda de medicamentos, abrindo um novo canal para comunicação entre laboratórios e farmácias/distribuidores. Além disso, a plataforma tecnológica é capaz de suportar os programas de relacionamento oferecidos pelos laboratórios.
Segundo José Roberto de Oliveira, Head Vertical Saúde da Stefanini, a solução processa bilhões de dados por dia. “Isso é algo inédito em território brasileiro. Essa volumetria é bastante superior à demanda dos laboratórios brasileiros e não há empresa com tecnologia brasileira capaz de apresentar um case semelhante. Aliás, outro diferencial é que a tecnologia envolvida é 100% nacional. A solução vem atender as normas da ANVISA sobre rastreabilidade de medicamentos descritas na resolução RDC 54/2013”, diz Oliveira.
A Stefanini em parceria com a PTInovação auxilia os laboratórios farmacêuticos no atendimento às regras da ANVISA, sendo que a solução maximiza os resultados financeiros, deixando de ser um custo e passando a ser um bom investimento. “A PTInovação possui diferencial competitivo suportado pela expertise em tecnologia, inovação e conhecimento tecnológico para solucionar problemas e desenvolver melhores práticas de negócio”, afirma. “Com a expertise das empresas, temos uma solução de rastreabilidade que já está consolidada no setor de telecomunicações”, completa Oliveira.
Implementação da solução
O processo de implementação da solução consiste na geração ou importação de um código único para cada embalagem de medicamento. Esse código então é enviado para a linha de produção para ser impresso nas caixas. A plataforma permite o rastreamento total do medicamento, desde o percurso da embalagem, centro de distribuição ou ponto de venda, notificando em tempo real todo processo de transporte até as condições de uso do medicamento.
“A solução possui um conjunto de funcionalidades out-of-the-box que permite atender a mais de 90% das necessidades dos diversos laboratórios, além de ser altamente customizável. Entre os principais serviços oferecidos estão integração com os sistemas de chão de fábrica, novos desenvolvimentos para necessidades específicas e suporte 24x7”, conta o executivo.
Recolhimento do medicamento
Em caso de recall de medicamentos, a solução permite identificar exatamente a localização do ativo afetado por meio de uma notificação automática que é gerada para o responsável por aquela etapa para que o medicamento seja recolhido.
Ao rastrear cada unidade de medicamento de forma individual, a solução permite o controle sobre a procedência de cada medicamento sendo possível saber quem o fabricou, de onde veio, para quem foi entregue e quando. Com base nessas informações, consumidores, laboratórios e órgãos reguladores podem tomar decisões bem embasadas a fim de garantir a segurança dos medicamentos que circulam em território brasileiro.
Ainda de acordo com José Roberto de Oliveira, a solução atende a uma regra recentemente imposta pela ANVISA e demanda muito esforço de integração de sistemas. “A Stefanini chega com sua expertise em um setor desafiante. A solução vai além daquilo que foi imposto pela ANVISA e agrega inovações que podem transformar o custo de aquisição da solução em oportunidade futura para os laboratórios que optarem por essa solução”, finaliza Oliveira.