A nuvem desafia o setor de document management

A nuvem desafia o setor de document management

É difícil dizer quais das forças de mudança no mundo da tecnologia é mais disruptiva. Mas a cloud computing talvez seja a mais abrangente já que diversos setores tem enfrentado desafio de usar e vender soluções baseadas no novo modelo. Uma análise da Association for Information and Image Management (AIIM), principal entidade mundial de gestão de informação, mostra que os fornecedores de document management estão falhando diante da demanda por serviços na nuvem.

Em suas últimas publicações e entrevistas, o presidente da AIIM, John Mancini, tem alertado que esse segmento de fornecedores precisa de um novo rótulo e de um novo posicionamento. Muitos produtos não se adaptaram à mobilidade, big data e à nuvem e essas empresas correm o risco de perder o mercado ou serem compradas por empresas maiores que têm condições de fazer a tecnologia evoluir e não estão presas a termos ultrapassados. Sim, por mais que seja inconveniente, a indústria de tecnologia é feita de uma eterna criação e substituição de siglas e termos.

A indústria desse setor martelou muito tempo conceitos como "melhores práticas", "cortes de custos" e "melhoria de processos". Eram, na verdade, o que os clientes diziam e elas estavam só seguindo isso. Mas as forças emergentes de mercado foram acelerando e a consumerização da tecnologia, a nuvem, a mobilidade e o social atropelaram essa demanda. Hoje já está se falando no problema da internet das coisas interferindo nos sistemas de informação e como isso se liga no legado de documentos dentro das empresas que usam tecnologia. Enquanto isso, os fornecedores permanecem na mesma tecla de anos atrás.

Essa discussão deve perdurar por todo 2015. Resta saber se ainda dá tempo de mudar ou já é tarde demais.

Share This Post

Post Comment