Segundo dia do ECM Show Brasília atende as expectativas do público

ECM Show Brasília já pode ser considerado  um evento regional de sucesso. O encontro que está ocorrendo no Distritio Fedral no espaço de eventos Brasil 21 reuniu cerca de 600 profissionais  do setor de gestão da informação ligados ao governo e suas esferas de atuação. O segundo dia do encontro começou com a apresentação do expert na área de Imaging e Capture, Wilton Tamane, e falou sobre Captura transacional : Como utilizar a estratégia de digitalização para otimizar os processos de trabalho. Em sua exposição Tamane enfocou a importância que a implantação de tecnologias Gerenciamento de Documentos e Conteúdos, deve considerar e a interdependência de três grandes pilares presentes em todas as organizações de qualquer porte ou segmento: Informação, Processo e Tecnologia.

A utilização de uma estratégia de digitalização para otimizar os processos de negócios não foge a esta regra. Esta palestra mostrou de forma direta como a digitalização ao ser integrada aos processos de negócio, que  pode gerar maior eficiência, segurança e produtividade.  A escolha correta do momento da digitalização bem como a extração de dados e informações integrada com a aplicação de regras de negócios deve ser consideradas para que projetos que envolvam a digitalização de documentos obtenham os resultados esperados e sejam implementados com sucesso.

Osmar Rodrigues de Souza do STJ, falou na segunda palestra do dia sobre Tecnologia móvel e a sua função social. A tecnologia deve ter função social, e o advento do processo eletrônico é uma prova disso. No ano de 2009 o Superior Tribunal de Justiça implantou o processo eletrônico por meio do projeto STJ na Era Virtual, e atualmente com mais de 650.000 processos judiciais virtualizados os benefícios da informatização, como celeridade, acessibilidade e efetividade se concretizam no cumprimento da missão do STJ como tribunal da cidadania.
A tecnologia móvel potencializa ainda mais a aproximação entre o governo e a sociedade. Segundo levantamento da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) os acessos à banda larga móvel no país saltaram de 23,6 milhões de conexões para 47,2 milhões nos últimos doze meses. A expansão dos dispositivos móveis propicia o cidadão a exercer um de seus direitos básicos - o acesso à justiça.
O STJ propôs o desenvolvimento de uma plataforma de convergência tecnológica em que seus sistemas são desenvolvidos com  a visão de mobilidade, de forma a viabilizar soluções nas diferentes tecnologias como Android e IOS. É informação em qualquer momento em qualquer lugar

Marco Messuca  da Panassonic  mostrou o case sobre  Digitalização. Em sua fala , o executivo mostrou como a  digitalização tem sido uma ferramenta fundamental no trato de informações não estruturadas armazenadas em documentos em papel. Para que os projetos que contemplem o uso desta tecnologia resultem em sucesso, algumas premissas e cuidados devem ser considerados.
A  palestra  mostrou por meio de um  estudo de caso real,como a tendência de digitilização no ponto próximo do ponto gerador de documentos em papel. O conceito principal por traz desta tendência é eliminar ou minimizar a circulação de documentos em papel nos processos e atividades da organização. Os benefícios desta arquitetura também serão mostrados de forma a justificar investimentos neste tipo de solução.

Share This Post

Post Comment